Bacalhau da NoruegaEventos e Projetos

O AUTÊNTICO BACALHAU DA NORUEGA: DICAS E RECEITAS

O autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua, está presente em diversas receitas em inúmeras ocasiões, além de ser ideal para diferentes preparos. Muitos restaurantes de frutos do mar também oferecem essa iguaria, conhecida em todo o mundo.

É uma excelente opção para você que busca uma alimentação mais saudável, já que 100g possui aproximadamente 160 calorias. Além do Bacalhau da Noruega ser conservado apenas com sal, após o dessalgue ele pode render até 30% a mais.

O Gadus morhua é um peixe versátil, e cada tipo de corte é indicado para diferentes receitas. O tempo de dessalgue vai depender do tamanho de cada corte, além do tipo de prato indicado para cada pedaço.

Bacalhau da Noruega: Tipos de cortes

Cortes do Bacalhau | Seafood from Norway (bacalhaudanoruega.com.br)

A parte mais nobre do Bacalhau da Noruega é o lombo, que faz parte do corte central (alto) do Gadus morhua. Indicado para o preparo de receitas que utilizem o pedaço inteiro, grelhado, cozido ou assado, pois solta lascas claras e tenras.

Abaixo do lombo, temos as postas médias do Gadus morhua, mais conhecidas como filés. Ótima opção para o consumo em lascas ou inteiras, como por exemplo, no churrasco.

Já a parte mais extrema das laterais do Bacalhau da Noruega e mais próximas ao rabo são as postas finas, que após o dessalgue podem ser divididas em lascas ou desfiadas para o preparo de diversas receitas.

O Gadus morhua tem como origem as águas frias do Polo Norte, dos mares que circulam a Noruega, garantindo a melhor qualidade e sabor único. Por isso, sempre que for comprar o seu Bacalhau da Noruega, esteja atento ao selo “Seafood from Norway” que garante a autenticidade do produto.

Separamos uma receita do autêntico Bacalhau da Noruega para você preparar na sua casa e se deliciar:

Bacalhau da Noruega com pimentão

Ingredientes

– 800g de Bacalhau da Noruega Gadus morhua, após dessalgar;

– 4 pequenos pimentões vermelhos;

– 4 pequenos pimentões amarelos;

– 2 pimentas dedo de moça;

– 300g de tomate cereja;

– 150g de azeitonas pretas;

– 5 dentes de alho;

– 4dl de azeite de oliva;

– 1 colher de chá de sal grosso;

– 1 colher de chá de pimenta moída;

– 1 punhado de salsa fresca.

Rendimento: 4 porções

 

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180 °C / 350 °F / termostato 4. Divida o bacalhau salgado em fatias de 1 a 2 cm de espessura.

Remova as sementes e os caules dos pimentões e corte-os em pedaços. Corte os dentes de alho em fatias finas e pique as malaguetas em pedaços não muito pequenos.

Espalhe o bacalhau salgado na assadeira juntamente com os legumes. Misture o azeite com a pimenta preta e o sal grosso. Despeje a mistura sobre os legumes.

A assadeira precisa de 30 minutos no forno a 180 °C / 350 °F / termostato 4, ou até o peixe começar a “lascar”.

Polvilhe com salsinha antes de servir. Sirva com um bom pão rústico e maionese aioli ou purê de batata caseiro.

Quer aprender mais receitas com o autêntico Bacalhau da Noruega?

Nos dias 28 e 29 de setembro o SindRio em parceria com o Conselho Norueguês de Pesca irá promover o curso gratuito Cozinha Internacional: O mar e o Bacalhau da Noruega, com o chef Ricardo Lapeyre. Serão ministradas diversas técnicas de preparo, além de 6 receitas do chef. Ao final do curso, os participantes poderão degustar os pratos.

Faça a sua inscrição clicando aqui. Mas corra, pois as vagas são limitadas! Todos os protocolos de segurança exigidos pela OMS serão seguidos.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo