Prepare-se para o I Festival Bacalhau da Noruega!
Três semanas, 20 restaurantes e o autêntico Bacalhau da Noruega
Se o Rio de Janeiro já é uma delícia, vai ficar ainda mais gostoso em novembro. É que entre os dias 3 e 20 do mês acontece o Primeiro Festival Bacalhau da Noruega, uma realização do SindRio em parceria com a Seafood From Norway. Durante três semanas, 20 bares e restaurantes da cidade terão no cardápio um prato especial com Gadus morhua como estrela principal, ressaltando as virtudes e características do autêntico Bacalhau da Noruega.
Para conhecer tudo bem de pertinho, a gente convida você a postar fotos dos lugares visitados usando #festivalbacalhaudanoruega #oautêntico. As três pessoas que postarem o maior número de pratos diferentes do festival vão participar do workshop do chef @ricardo_lapeyre , do restaurante @escama.rio
Um dos ingredientes mais reverenciados por chefs de todo o mundo servirá como inspiração para receitas surpreendentes, exaltando a origem, a versatilidade e a saudabilidade do produto, que é 100% natural, livre de conservantes, apenas peixe, sal e mais nada.
– Este selo garante a qualidade do produto, que tem todo um viés sustentável, todo um método, que vai desde a pesca até chegar à mesa. Um produto de origem controlada e qualidade garantida, que sempre está presente nas festas de fim de ano do brasileiro – diz Ricardo Lapeyre, que preparou para o festival um strudel de Bacalhau da Noruega, com molho de champanhe com gengibre.
Além do Escama, do chef Lapeyre, farão parte do circuito gastronômico restaurantes como Didier Restaurante, Bistrô da Casa, Gajos Douro, Majórica, Tasca Filho d`mãe, os patrimônios Jobi e Bar Urca, entre outros.
E, enquanto o autêntico Bacalhau da Noruega garante a tradição da boa mesa, a criatividade dos chefs vai fascinar os comensais com novos preparos.
– Para mim, chef de cozinha, poder utilizar combinações e técnicas de cozimento diferentes das corriqueiras e ver o resultado tão delicioso, traz satisfação. Nós podemos aproveitar quase tudo desse peixe, seja para fazer um caldo, uma entrada fria ou um prato quente. Dá para fazer receitas diversas e surpreendentes. – diz Didier Labbe, que ultrapassa qualquer fronteira de sabor com sua gastronomia – O autêntico Bacalhau da Noruega se adapta à culinária de diferentes países, um pouco menos de sal aqui, um acompanhamento ou técnica ali. Sem tirarmos a importância da salada, do bolinho e do escondidinho, podemos elaborar maravilhas com essa iguaria.
O autêntico Bacalhau da Noruega vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, com condições ideais para a qualidade de um dos ingredientes mais apreciados pelos chefs em todo o mundo. Com foco na sustentabilidade, a pesca acontece principalmente entre os meses de janeiro e abril.
Produto altamente saudável, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, livre de conservantes artificiais e com baixo teor de gordura — cada 100g tem aproximadamente 160 calorias.
Fique por dentro dos pratos que os restaurantes prepararam especialmente para o festival aqui no link www.festivalbacalhaudanoruega.sindrio.com.br
Foto de capa: Bacalhau Miam Miam – crédito – Rodrigo Azevedo