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FOLGA reúne mais de 700 profissionais na Marina da Glória

Confira tudo que rolou no Fórum de Líderes na Gastronomia

Organizado pelo SindRio, Fórum de Líderes na Gastronomia, cuja primeira edição ocorreu nesta terça (10/6), entra para a programação de grandes eventos no Rio de Janeiro      

“Hoje é dia de FOLGA”, lia-se no enorme painel afixado na porta do espaço de eventos na Marina da Glória na última terça (10/6). Trata-se, ao mesmo tempo, da sigla do Fórum de Líderes na Gastronomia, organizado pelo SindRio, o sindicato de bares e restaurantes do Rio de Janeiro, e de uma provocação. “Sabemos que a rotina de todo mundo que trabalha neste ramo é bem intensa e que, às vezes, encontrar tempo para adquirir conhecimento, fazer networking e até mesmo para se divertir é impossível”, diz Fernando Blower, presidente do SindRio e diretor-executivo da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR). “Com este evento, que tem o propósito de estimular o networking entre gestores de bares e restaurantes e o desenvolvimento de habilidades, algo fundamental para o crescimento do setor na cidade, uma folga, pelo menos, está garantida”. Não à toa, o slogan do Fórum de Líderes na Gastronomia é este: “uma pausa na rotina e um play no crescimento”. 

O FOLGA substituiu o SindNews, que teve cinco edições ao longo de 2023 e 2024, com as duas últimas ocorrendo e ocorria no EXC Rio, no Jockey Club Brasileiro, com cerca de 350 participantes, em média. Na Marina da Glória, a primeira edição do novo evento reuniu mais de 700 pessoas, entre gestores do setor de bares e restaurantes, patrocinadores, estudantes de gastronomia e jornalistas. Montada perto da entrada, a chamada Arena SindRio, com capacidade para reunir cerca de 40 pessoas sentadas, foi reservada para bate-papos sobre o dia a dia da gestão. O palco maior, na outra ponta, com capacidade para 350 pessoas na plateia, foi utilizado para palestras e painéis.  

Mais espaço para os estandes dos apoiadores  

A maior parte do espaço de eventos da Marina da Glória, entre a Arena SindRio e o palco principal, foi ocupada pelos estandes dos patrocinadores. É o caso do Sebrae, do iFood e do PDV Legal, além da Unilever Pro, da Seara, da Genial Solar, da McCain, da Villa Camarão, da Rational, da Alfatec, do Goomer, do CIEE Rio e da Maíra Balcão Arquitetura. Suflex, King Higiene, Hocus Pocus, Rubi, Foco Marketing, RH Food, Múltipla, Seafood from Norway, Magnífica de Faria e Mar Ipanema Hotel completam a lista de apoiadores. O almoço e o coquetel que fechou o evento ficaram a cargo do chef Frédéric Monnier em parceria com o Bar da Frente. 

Diretora do SindRio, além de consultora de alimentos e bebidas, Danni Camilo foi a mestre de cerimônias. “Este evento tem o propósito de estimular o networking entre empreendedores dos mais diversos perfis, a troca de insights e o desenvolvimento de habilidades, o que é fundamental para o crescimento do setor na cidade”, disse ela nos minutos iniciais. O FOLGA começou às 9h, com café de boas-vindas e o credenciamento de todo mundo, e terminou por volta das 19h30. Para associados do SindRio, o evento foi gratuito. Para não associados, o ingresso saiu por R$ 389. 

Gerente de vendas da Unilever Pro, César Gesteira subiu ao palco principal para apresentar a empresa logo após a fala inicial de Blower. Não foi o único representante dos apoiadores do evento a tomar a palavra. Executivo de vendas da McCain, Leandro Fernandes também subiu no mesmo palco, assim como André Castro (diretor de inovação da Villa Camarão); Anderson Gutemberg (diretor comercial da PDV Legal); Pedro Veras (gerente regional da Rational); Caroline Abud (fundadora e sócia da Alfatec); Guilherme Charnaux Grumser (CEO da Genial Solar); Luiz Gustavo Coppola (CEO do CIEE Rio); e Felipe Maia Lo Sardo (cofundador e CEO da Goomer). “Este evento é uma ótima oportunidade para nos conectarmos com novos clientes e apresentarmos os nossos produtos”, afirmou André Castro, da Villa Camarão. 

A importância de liderar com ousadia 

 

O primeiro palestrante do dia, Paulo Camargo, ficou conhecido, principalmente, por ter sido presidente do McDonald’s no Brasil. Um dos marcos de sua gestão foi a institucionalização do termo “Méqui”, com o qual a marca passou a se apresentar no país. “Sabe por que eu consegui fazer isso?”, Camargo perguntou em sua palestra. “Porque eu não pedi autorização”, ele mesmo respondeu em seguida. Chamado ao QG global do McDonald’s, em Chicago, para se explicar, puxou o CMO de canto e disse o seguinte: “quando a minha mulher está brava comigo, ela me chama pelo meu nome completo. Mas, no dia a dia, me chama de Gordo, um apelido carinhoso. Méqui é o apelido carinhoso que os brasileiros usam para se referir à marca”. Foi o que bastou para Camargo ganhar sinal verde. 

O feito, sustenta o executivo, que também foi CEO da Espaçolaser e da Zamp, é fruto de uma característica que ele considera crucial para um bom líder empresarial: a ousadia. “No caso da adoção do nome Méqui, partimos de uma intuição que foi validada com pesquisa”, explicou. “Todo empreendedor deveria agir da mesma forma”. Camargo está lançando o livro “Seja o Líder Que Você Gostaria de ter Como Chefe”, que autografou depois de sua palestra.  

Co-fundador do Grupo Trigo, que tem em seu portfólio as marcas Spoleto, Koni e Gurumê, entre outras, Eduardo Ourivio foi o segundo palestrante. Também ligado à Endeavor Brasil e co-fundador do Investe Favela, Ourivio tem experiência de sobra para falar sobre o que costuma e o que não costuma dar certo no setor de bares e restaurantes. Conhecido por ter quebrado e dado a volta por cima, Ourivio creditou a superação à atenção, cada vez maior, dada aos funcionários. “Não os vemos como mão de obra, mas como pessoas, o que faz toda a diferença”, afirmou. 

Muito além da comida e do serviço 

O primeiro painel do evento fez a seguinte provocação para os gestores de restaurantes e bares: boa comida, boa bebida e bom atendimento bastam? Para falar sobre outros “ingredientes” que fazem toda a diferença nesse meio, como arquitetura e curadoria musical, o FOLGA reuniu Rafaela Macedo, diretora de projetos do escritório Indio da Costa AUDT, e o curador musical Zé Marcio Alemany. A mediação ficou a cargo de Fernando Blower. “A arquitetura tem muito a contribuir com a experiência dos consumidores”, Rafaela defendeu. 

Inspirações off Rio  

Um dos participantes do segundo painel foi o chef Ian Baiocchi, que está, literalmente, no topo da gastronomia brasileira. Um de seus restaurantes mais conhecidos, afinal, o Grá Bistrô, encontra-se na cobertura de um prédio de 191 metros de altura em Goiânia. Já o catarinense Felipe Schaedler, o segundo participante, despontou como chef em Manaus, no Banzeiro, que ganhou uma filial em São Paulo. São duas referências da gastronomia brasileira que subiram ao palco ao lado de Maria Vargas, uma das sócias da Documennta, que se encarregou da mediação. “Para os empreendedores que querem abrir negócios em novas praças, recomendo que estudem bem a região, mas sem dar ouvidos aos pessimistas”, aconselhou Schaedler. 

Operação em shopping 

Depois do almoço, subiram ao palco Marcelo Torres e Dany Levkovits, além do jornalista Daniel Salles, responsável pela mediação. Os dois empresários reinam em shoppings centers como poucos. Dos dez empreendimentos de Torres, sete estão localizados em centros comerciais. O grupo dele, o BestFork, tem quase 1.000 funcionários e atende 1,2 milhão de clientes por ano. Levkovits é co-fundador do grupo Antaris, dono de dez marcas como Johnny Rockets, Cuor di Crema, Vassoura Quebrada e HNT. A empresa tem mais de 150 lojas em 18 estados e registra mais de 400 mil atendimentos por mês. “Os shoppings são garantia de público, mas só até a porta do seu restaurante”, Torres afirmou. “Cabe a você atrair a clientela para dentro. E daí a importância de criar operações que se diferenciem da concorrência”. 

2026 bate à porta 

A palestra sobre um assunto que tem deixado o setor em polvorosa, a reforma tributária para bares e restaurantes, seria conduzida pelo CEO do Future Tank, Guilherme Mercês. Por motivos de saúde, porém, ele não pôde, de última hora, comparecer. Acabou sendo substituído pelo presidente do SindRio, que também domina o assunto. “É um tema extremamente técnico, eu sei, mas que vocês precisam dominar”, disse Blower. “Não queremos que nenhum de vocês fique no prejuízo. Pelo contrário: queremos que todos vocês possam, de fato, faturar com seus negócios e abrir novos empreendimentos”. 

Rio, capital da gastronomia 

O painel que encerrou a programação da primeira edição do Fórum de Líderes na Gastronomia (FOLGA) fez a seguinte pergunta: o que falta para o Rio de Janeiro ser considerado uma capital da gastronomia? Com o objetivo de encontrar respostas para essa pergunta que, volta e meia, passa pela cabeça de muita gente, subiram ao palco Mariana Rezende, do Bar da Frente; Antonio Saraiva Filho, que comanda a churrascaria Palace; e Cassiano Vitorino, gerente de comunicação do hotel Copacabana Palace. A mediação ficou a cargo de Ronaldo Porto, head de marketing do Visit Rio. “Como espectador, pretendo vir em todas as próximas edições do FOLGA”, afirmou Saraiva Filho. “Os conteúdos são extremamente ricos”.   

Bate-papos inspiradores 

A programação da Arena SindRio teve início com a participação de Fernando Sá, que falou sobre gestão de negócios de alimentação. Foi sucedido pela delegada Patricia Alemany, que se debruçou sobre turismo e segurança pública. Co-fundador e presidente do Instituto da Criança, Pedro Werneck conversou sobre ações sociais em bares e restaurantes. Um dos bate-papos mais concorridos do espaço foi comandado pela diretora comercial Ro Gouvêa e pela chef Ciça Roxo, que focaram em engenharia de cardápio e CMV. “Saber qual é o custo de cada prato é a tarefa número um de qualquer bar ou restaurante”, alertou Gouvêa. “Não dá para se basear nos preços do estabelecimento vizinho, que pode ter condições bem melhores para operar ou estar dando prejuízo”.  

Teve mais bate-papos. A nutricionista Ruliane Bittencourt falou sobre como lidar com a vigilância sanitária e Ivan Ramalho, expert em harmonização de cervejas artesanais, deu uma aula sobre o tema. Aline Barreto debruçou-se sobre indicações geográficas e os terroirs do Rio de Janeiro e Lucas Oliveira, do iFood, deu dicas para aumentar as vendas do salão com a ajuda de dados da plataforma. Danni Camilo conduziu uma conversa sobre atendimento e hospitalidade e a chef Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô, versou sobre desafios e oportunidades dos nichos de mercado. “Montei um restaurante focado em vegetais, mas nunca quis focar só nos consumidores que não comem carne”, contou ela. “Os nichos de mercado oferecem oportunidades únicas, mas também desafios relacionados à percepção do público”.   


O SindRio já está preparando o evento de 2026, aguarde!  

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