Bacalhau da Noruega: Entenda por que a qualidade deste pescado é indiscutível
Apesar de bastante popular, nem todo mundo sabe da história, benefícios e qualidade do autêntico Bacalhau da Noruega. A história deste peixe é milenar e remonta à Era Viking, povo considerado pioneiro na pesca, captura e exportação de diversas espécies aquáticas, em especial o Gadus morhua. No Brasil, o consumo do bacalhau foi herdado dos portugueses, que implementaram este alimento na culinária brasileira como protagonista de diversas festividades.
O padrão de qualidade e saudabilidade é mantido desde a pesca até o final do processo de cura, garantindo os benefícios dessa iguaria. A Noruega oferece condições perfeitas para frutos do mar com as águas puras, cristalinas e geladas do Ártico que criam um ecossistema rico, saudável e nutritivo para o desenvolvimento do autêntico Bacalhau da Noruega, Gadus morhua, e os demais peixes salgados secos Saithe, Zarbo e Ling. Todos eles seguem o mesmo rigoroso padrão de qualidade para cura.
O Gadus morhua é pescado de forma sustentável, com produção responsável e o mínimo impacto ambiental. Na Noruega, os saberes são passados de geração para geração, com os sistemas mais avançados de sustentabilidade e a mais alta tecnologia para assegurar a segurança do consumidor e o bem-estar dos peixes. Tudo isso garante a qualidade dos produtos e a manutenção do meio ambiente.
Os peixes salgados e secos noruegueses são produzidos da mesma maneira que era feito há centenas de anos, aplicando-se apenas novas tecnologias para otimização da produção. Conheça os processos:
- Depois de cortado e estendido em sua forma triangular o peixe é salgado.
- Após esse processo ele é removido para uma instalação de secagem, onde a temperatura, o ar e a umidade são controlados de forma a realizar a evaporação da água até que chegue ao ponto de cura ideal.
- Depois desse período, especialistas determinam a qualidade do peixe a partir de sua textura, odor e aparência. Todo o processo de produção é artesanal, o que traz o diferencial na preservação do peixe, realçando ainda mais seu sabor e características que o tornam o Bacalhau mais nobre do mundo.
É por isso que o autêntico Bacalhau da Noruega é a escolha perfeita para os mais diversos e criativos preparos nos mais variados restaurantes e bares. São inúmeras possibilidades de cozimento.
Além de todos esses diferenciais, o Bacalhau da Noruega ainda apresenta alto rendimento sendo integralmente aproveitado e aumentando até 30% do peso após o dessalgue.
A versatilidade do insumo tem sido comprovada através do Festival Bacalhau da Noruega que neste terceiro ano chegou à Belo Horizonte e passará por São Paulo e Rio de Janeiro.
Para saber mais sobre os pescados noruegueses: