DestaqueESGNa mídiaNotíciasSindNews

SindRio na mídia: iniciativa sustentável ganha destaque na Exame e é tema no SindNews

Estamos iniciando um novo formato de conteúdos, onde vamos trazer pautas e temas relevantes que são divulgadas em diferentes canais e mídias. Para estrear essa nova seção, vamos abordar uma pauta que saiu recentemente na Exame sobre um levantamento do SindRio para incentivar a gestão inteligente do lixo em bares e restaurantes.

Esse foi um tema bastante pedido pelos associados do SindRio por meio de pesquisas internas e um diálogo contínuo com os membros, utilizando grupos de discussão e interações diretas. A demanda por soluções sustentáveis e práticas eficientes na gestão de resíduos reflete a crescente consciência ambiental no setor, marcando um ponto de virada para o futuro dos estabelecimentos gastronômicos. 

Desafios e soluções em sustentabilidade 

O mundo está cada vez mais atento aos impactos ambientais de suas atividades, e a gestão de resíduos se tornou um desafio importante, especialmente para bares e restaurantes. O SindRio, representante ativo deste setor, tomou a iniciativa de jogar luz sobre este tema e para ampliar a discussão e as ações nessa área, contratou a consultoria Bota pra Girar para realizar um diagnóstico do setor, com o objetivo de identificar os destinos atuais dos diferentes tipos de resíduos gerados e os principais obstáculos para a implementação de práticas sustentáveis.  

O propósito desse estudo não é apenas incentivar uma gestão de resíduos mais eficiente em restaurantes e bares, mas também pavimentar o caminho para soluções ambiental e financeiramente viáveis. 

A matéria destacada na Exame ilustra bem essa iniciativa, focando nas ações tomadas pela Torta & Cia, que conseguiu diminuir em 40% sua produção de resíduos. A empresa reviu processos, dando especial atenção à separação de diferentes tipos de lixo e revisando contratos com as empresas de coleta, demonstrando que ajustes relativamente simples podem levar a economias substanciais e à redução do impacto ambiental. 

A questão da gestão de resíduos, ainda pouco discutida segundo Sérgio Abdon, diretor executivo do SindRio, afeta tanto o meio ambiente quanto a logística e as finanças dos estabelecimentos. O levantamento feito pelo SindRio, analisando desde redes conhecidas até bares tradicionais, visa oferecer um panorama abrangente que possa fundamentar ações e soluções eficazes. 

As estratégias de separação de lixo, compostagem e armazenamento adequado de resíduos biodegradáveis e recicláveis são apenas algumas das práticas recomendadas para mitigar esse desafio. A consultoria sugere, por exemplo, a utilização de galões para resíduos orgânicos e uma organização mais eficiente que permita a separação correta e a coleta especializada, contribuindo tanto para a redução da pegada ambiental quanto para a diminuição de custos operacionais. 

SindNews 4ª edição 

Esse tema também será amplamente discutido no próximo SindNews, que se posiciona como um evento-chave para o setor, oferecendo conteúdo relevante, oportunidades de networking e acesso a fornecedores. A 1ª edição deste ano trará uma palestra a respeito do tema: “Separação, Coleta e Descarte Seletivo de Lixo”, marcada para as 10h45, que contará com a experiência de Flávio Lopes, Presidente da Comlurb, Francisca Érica Abreu Carlos, líder da Cooperativa Transformando, referência no cenário nacional no que se diz respeito a gestão de resíduos, Honório Oliveira, Gestor de A&B na Churrascaria Palace e mediada por Fernanda Cubiaco, especialista em Gestão de Resíduos, CEO da Bota pra Girar. 

O SindNews, com duas edições anuais programadas para acontecer no ExC Rio, espera atrair um público de 250 pessoas, incluindo mais de dez parceiros. O evento não apenas facilita o intercâmbio de ideias e a adoção de práticas sustentáveis, mas também abre as portas para proprietários e gestores de bares e restaurantes que não são associados, reforçando o compromisso do SindRio com a promoção da sustentabilidade e inovação dentro do setor. 

Serviço: 

🗓️ Data: 14 de maio de 2024 (3ª feira) 

⏰ Hora: 09 às 19h30 

📍Local: ExC Rio – Rua Jardim Botânico, 1011 Jardim Botânico 

Ingresso: 

  • R$230 para proprietários e gestores de negócios do setor de Alimentação Fora do Lar não associados 
  • Cortesia para proprietários e gestores de negócios do setor de Alimentação Fora do Lar Associados 

Faça a sua inscrição clicando aqui.  

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo