Dados do SetorNotícias

Setor de bares e restaurantes registra crescimento com 69.080 novas vagas de emprego em doze meses

Geração de empregos e expansão do setor

De acordo com os dados da Future Tank, em fevereiro de 2024, o setor de bares e restaurantes no Brasil mostrou um vigoroso crescimento, com a criação de 7.004 novas vagas de trabalho formal, demonstrando a robustez e a recuperação do setor. Nos últimos 12 meses, observou-se um acúmulo impressionante de 69.080 novas posições, reforçando o papel vital do setor na economia e na geração de empregos.

Destaques regionais e faturamento

Dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC RJ) destacam que no Rio de Janeiro, foram abertas 111 novas vagas em fevereiro, contribuindo para um total de 9.465 empregos formais gerados nos últimos 12 meses. Entre as capitais, São Paulo lidera com 7.180 vagas, seguida pelo Rio de Janeiro (5.411), Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza.

A nível nacional, foram criadas 306.111 vagas em toda a economia, com o Estado do Rio de Janeiro contribuindo com 17.672 dessas vagas.

Faturamento e inflação

O faturamento no setor continuou sua trajetória de crescimento em fevereiro, com um aumento de 14,03% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Esse aumento é um indicativo positivo da recuperação e do potencial do setor.

Entretanto, a região metropolitana do Rio de Janeiro enfrentou desafios com um IPCA de 0,88% em fevereiro, acima da média nacional. O grupo “Alimentação e bebidas” foi o principal contribuinte para essa elevação, destacando a variação nos preços de tubérculos, raízes e legumes.

Perspectivas futuras

A inflação acumulada em 12 meses em itens essenciais como alimentos e bebidas reflete os desafios contínuos com os preços, apesar do crescimento no faturamento.

Fonte de dados:

IFEC-RJ e Future Tank