Notícias

SindRio convida seus associados a integrar o Pacto de Empregabilidade do Favela 3D

Em um cenário onde a busca por um ambiente de negócios mais justo e equitativo torna-se cada vez mais premente, o SindRio se posiciona na linha de frente dessa transformação. Convidamos nossos associados a conhecerem e fazerem parte do Pacto de Empregabilidade do Favela 3D, uma iniciativa que visa não apenas melhorar o ambiente de negócios, mas também proporcionar oportunidades a quem mais precisa.

Compromisso com uma Sociedade Mais Justa

Recentemente, 14 empresas do Rio de Janeiro e região firmaram um compromisso por meio de uma carta, reconhecendo a necessidade de construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Este compromisso passa, incontestavelmente, pelo combate ao desemprego, especialmente nas periferias. É inegável a situação das periferias com uma população afetada pela pobreza, fome, desemprego e falta de moradia adequada.

Diante deste panorama, cada segmento da sociedade, cada empresa, cada empreendedor tem um papel fundamental na construção de um futuro mais promissor. Abster-se de participar desse esforço coletivo é, de certa forma, ser conivente com a perpetuação da pobreza e desigualdade.

A Realidade da Pedra Lisa

A comunidade da Pedra Lisa, situada no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, é um reflexo vívido das desigualdades que persistem em nosso país. Com aproximadamente 1.400 habitantes, a realidade econômica da região é desafiadora. A renda familiar média é de R$900. A população é majoritariamente feminina, com 64,3% sendo mulheres. Além disso, 78% da população se autodeclara preta ou parda. No último mês, 32% da população não teve trabalho remunerado. O índice de desemprego alcança 37%, enquanto 62% trabalham de forma informal, 26% têm empregos formais e 10% são autônomos.

Além disso, é importante destacar que 87% das famílias possuem crianças de 0 a 6 anos, o que reforça a urgência de medidas que garantam um futuro melhor para esses jovens.

Para combater essa realidade, diversas empresas se uniram ao projeto Favela 3D com o objetivo de atingir o pleno emprego na comunidade da Pedra Lisa em no máximo 24 meses. A partir de 11 de agosto de 2023, essas empresas se comprometeram a priorizar a contratação de moradores dessa comunidade.

No evento de apresentação do Favela 3D às empresas, a moradora da Pedra Lisa, Solange, que além de contar um pouco da sua trajetória no programa de formação do Favela 3D, disse ter o sonho de atuar na área de gastronomia. Por isso, durante a assinatura  do pacto, o SindRio concedeu uma bolsa integral no curso de Cozinheiro para que Solange possa dar mais um passo em direção ao emprego dos sonhos.

Um Convite à Ação

Este compromisso público com os trabalhadores da Pedra Lisa não é apenas um gesto simbólico. É um chamado. Esperamos que empreendedores vejam neste pacto um convite à ação. Convidamos todos os nossos associados a se juntarem a nós nesta jornada.

O SindRio acredita que, juntos, podemos fazer a diferença. Faça parte deste movimento disponibilizando suas vagas de emprego para o projeto Favela 3D. Para fazer parte, entre em contato com o setor de comunicação do SindRio.

Na foto de capa, da esquerda para a direita: Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões, Solange, moradora do Morro da Providência, Cynthia Jacques, diretora de Comunicação do SindRio e Cintia Santana, CEO e Fundadora da Entre o Céu e a Favela, ONG que viabiliza o trabalho da Gerando Falcões para o Favela 3D no Morro da Providência.