Dados do SetorNotíciasNotícias Jurídicas

DADOS DO SETOR — NOVEMBRO 2021

O SindRio apresenta os dados do setor de bares e restaurantes referentes ao mês de novembro de 2021 para o mercado de trabalho e arrecadação de ICMS para a Inflação.

Em novembro de 2021, foram abertas 25.620 vagas de trabalho formal no setor de Bares e Restaurantes no Brasil, saldo crescente em relação a outubro, quando houve a criação de 21.926 postos de trabalho no setor. Nos últimos 12 meses, o país já acumula a criação de 91.962 postos de trabalho no setor.

estado do Rio de Janeiro apresentou variação positiva de 3.085 contratações no setor neste mês, maior saldo desde jan/20 (quando teve início a série do Novo CAGED). No acumulado dos últimos 12 meses, já são 11.160 postos de trabalho formais.

O SETOR DE BARES E RESTAURANTES DO RIO MANTÉM SALDO LÍQUIDO POSITIVO

Apesar de ainda distante de repor os empregos perdidos no setor durante pandemia, os últimos sete meses foram de saldo líquido positivo no setor. Nesse período, Restaurantes e Similares foi a principal atividade geradora de empregos formais tanto no estado (+8.192) quanto na capital (+4.840).

Entre as capitais, Rio de Janeiro (+4.623) se posiciona apenas atrás de São Paulo (+5.537) em relação ao saldo de vagas de trabalho abertas no setor de Bares e Restaurantes nos últimos 12 meses, seguido por Salvador (+1.967) e Curitiba (+1.650).

O saldo mensal de 2.028, em novembro, reforça o saldo acumulado no ano positivo para o setor na cidade do Rio (4.054), após retrações em março e abril. Já no estado, o saldo líquido de contratações acumula 9.941 vagas em 2021. O setor e a economia, tanto do estado como da capital do RJ, apresentaram novamente saldo positivo de abertura de empregos formais no mês de novembro.

ICMS

Após queda acentuada na arrecadação, refletindo as dificuldades enfrentadas pelo setor durante a pandemia, a recuperação segue oscilante. Após retração em setembro (-2,5%) e outubro (-4,1%), a arrecadação do setor voltou a crescer em novembro (+18,8%). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior o crescimento foi de 31,5%, porém permanece abaixo do seu valor de 2019 em -4,9%. Já a economia fluminense total segue em trajetória de estabilidade com queda de -1,3% no último mês.

INFLAÇÃO

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o IPCA variou +0,88% em novembro. A principal contribuição para a elevação neste mês continua sendo o grupo Transportes (0,64 p.p.), devido principalmente à alta em Combustíveis (0,49 p.p.). Transportes (+16,74%) e Habitação (+12,63%) apresentam as maiores altas nos últimos 12 meses na RM do Rio de Janeiro. Ademais, em Alimentação e Bebidas, destacam-se as altas em Aves e Ovos (+34,36%), Açúcares e Derivados (+22,36%), Hortaliças e verduras (+20,08%), Bebidas e infusões (+12,70%), e Carnes (+11,43%) nos últimos 12 meses.