RIO DE MÃOS DADAS DEBATE A RETOMADA DO SETOR GASTRONÔMICO
Liderado pelo SindRio, o encontro digital realizado no dia 4 de outubro terá palestras com profissionais renomados sobre soluções criativas para reaquecer o setor e mentorias gratuitas individualizadas para pequenos e médios empresários de polos gastronômicos da cidade
A jornada de relacionamento Rio de Mãos Dadas, promovida pelo Senac RJ, Sebrae Rio e pelo SindRio, debate no dia 4 de outubro, às 16h, a retomada do setor da gastronomia carioca com o objetivo de incentivar pequenos e médios empresários de polos gastronômicos da cidade a impulsionar seus negócios. Com o tema “O que tem no cardápio? Restaurantes depois da pandemia”, o evento gratuito terá palestras com a Chef Embaixadora do Senac RJ, Teresa Corção, e com o coordenador da graduação em Hotelaria do Senac RJ, Gustavo Araújo. Ambos irão oferecer também mentorias individualizadas para os participantes.
Faça já sua inscrição: https://www.rdmdpelointerior.com.br/polosrio-gastronomia
O movimento Rio de Mãos Dadas reúne uma série de ações que visam incentivar a retomada da confiança da população e o envolvimento das pessoas em um clima de positividade para superar difícil período de pandemia. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da economia e reativar potencialidades locais.
“Os empresários dos polos gastronômicos do Rio de Janeiro, fortemente impactados pela pandemia de Covid-19, têm agora o grande desafio de se reinventarem em um contexto desafiador imposto pelas restrições dos novos protocolos sanitários, que ainda se mantêm mesmo diante do avanço da vacinação, e pela insegurança por parte dos clientes, que retornam aos restaurantes. O Rio de Mãos Dadas, uma parceria da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e IFec com os sindicatos e com o Sebrae Rio, tem o objetivo de contribuir para recuperar a confiança do setor mediante a oferta de qualificações e treinamentos sob medida para os empresários. São novas ferramentas, tecnologias e processos que poderão auxiliá-los na retomada das atividades econômicas”, enfatiza o presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Para o presidente do SindRio, Fernando Blower, a realização do Rio de Mãos Dadas voltado para pequenos e médios empresários de polos gastronômicos do Rio é uma importante iniciativa que tem como foco promover a retomada:
“O evento “O que tem no cardápio? Restaurantes depois da pandemia” traz conteúdo de alta qualidade e muita relevância para os empresários do setor gastronômico, que está aos poucos se recuperando do longo período de crise causado pela pandemia.”
O encontro virtual irá abordar assuntos como a retomada dos restaurantes, os protocolos para receber clientes, mesmo diante do avanço da vacinação e da reabertura do comércio com menos restrições, entre outros desafios do setor. Após as palestras, os especialistas Teresa Corção e Gustavo Araújo irão oferecer mentorias personalizadas para ajudar os empresários participantes a encontrarem soluções e a identificarem oportunidades para alavancar seus negócios. Os 20 primeiros participantes, que se interessarem pelas mentorias individuais gratuitas, poderão se inscrever até o final do evento pela mesma plataforma Zoom.
Um setor que impacta também na retomada de polos gastronômicos da capital, é o turístico. Segundo Margareth Carvalho, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, pesquisas recentes apontam recuperação setor. No entanto, faz um alerta:
“Em nossa última pesquisa, 85,5% alegaram que viajar é prioridade nos próximos meses. O levantamento aponta ainda que a recuperação do setor de turismo será por etapas, sendo que os índices pré-Covid serão alcançados apenas em 2025. A procura por destinos internos aumentará consideravelmente e a experiência do consumidor será um dos fatores de sucesso. Antes, o empreendedor precisa estar atento às novas necessidades que serão implementadas como: transmitir segurança ao cliente, a utilização de novas tecnologias e serviços, a harmonização de protocolos e a adoção do conceito low touch”, afirma Margareth Carvalho, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio.
Além das mentorias, o Senac RJ irá oferecer, por meio do SindRio, 60 vagas gratuitas voltadas para o comércio em cursos profissionalizantes pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que atende a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.
A iniciativa também abrange outros municípios fluminenses com a realização do Rio de Mãos Dadas pelo Interior. Lançada no mês de março, em Petrópolis, a jornada de relacionamento já percorreu os municípios Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Itaperuna, Volta Redonda, Angra dos Reis, Valença, Itaperuna, Barra Mansa, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu. Outras 9 regiões do estado também irão receber o projeto, inicialmente em plataforma digital, onde serão abordados, além da Gastronomia e do Turismo, o setor do Varejo, entre outros.
Movimento Rio de Mãos Dadas
O Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) promove, desde janeiro, uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada do otimismo da população fluminense, abalada pelos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, estão sendo realizadas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras. Ainda no primeiro semestre, foi realizado encontro com os prefeitos do interior para oferecer serviços móveis de saúde, cultura e de capacitação profissional para a população desses municípios. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura, personalizadas por dez artistas, as obras foram expostas em diversos pontos da capital do Rio de Janeiro e seguiram para o interior do estado.
Sobre a Fecomércio RJ
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 314 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Também integram o Sistema Fecomércio RJ, o Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ).
Desde março de 2020, a Fecomércio RJ vem promovendo diversos esforços para auxiliar os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo durante a pandemia. Foram realizados 165 estudos e análises econômicas com empresários e consumidores pelo IFec RJ, além da conquista de cerca de 36 pleitos jurídicos, que garantiram a sobrevivência de milhares de negócios em todo o estado do Rio de Janeiro. A entidade também liderou campanhas de apoio aos pequenos negócios locais, de combate ao mercado ilegal e de esclarecimentos para o enfrentamento à Covid-19. Em parceria com o Sebrae Rio e a empresa Convem, a Fecomércio RJ disponibilizou às empresas do comércio a ferramenta gratuita Loja Online, que vem permitindo a ampliação das vendas no ambiente digital.
Senac RJ
Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.
Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.
Sebrae Rio
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial.
Com importante papel no crescimento econômico fluminense, desenvolve projetos de norte a sul do Estado do Rio de Janeiro. Em 2020, a loja do Sebrae Rio recebeu quase 1,7 milhão de acessos, um aumento de 344%, em comparação com 2019. Durante a pandemia, todos os materiais foram disponibilizados de forma gratuita. Ao todo, a instituição realizou 702 mil atendimentos, um aumento de 185% de novos atendimentos, em comparação com o ano anterior.