Notícias

GOLPES DE PROMOÇÕES FALSAS AFETAM RESTAURANTES NA CIDADE

O SindRio alerta para golpes de promoções falsas realizadas por aplicativo de mensagens e redes sociais em nome de bares e restaurantes na cidade. Confira dicas de como se proteger.

Nomes de restaurantes estão sendo usados por estelionatários via redes sociais para aplicar golpes de promoções falsas e, assim, ter acesso às listas de contatos das vítimas. As pessoas também são abordadas por mensagens de Whatsapp por números que se identificam como responsáveis por determinados restaurantes oferecendo promoções falsas como vouchers, jantares gratuitos ou outros brindes a fim de atrair clientes a clicar em links maliciosos.

Golpes no Whatsapp

A profissional de marketing Ilma Dias, responsável pelo conteúdo do Desacato Bar e Restaurante, no Leblon, relatou que clientes chegaram até o restaurante para usar vouchers inexistentes recebidos por mensagens de Whatsapp. Ao identificar o que aconteceu, os clientes foram avisados e a equipe ficou sob alerta.

Ilma explica que os grupos podem estar se aproveitando de ações legítimas para obter dados de pessoas. “Nesse momento crítico para o setor – após longo período com portas fechadas – onde várias iniciativas foram realizadas para apoiar restaurantes com criação de vouchers e campanhas de apoio, quadrilhas têm se aproveitado disso para acessar informações sensíveis de pessoas usando nomes de estabelecimentos conhecidos para dar credibilidade ao golpe”, lamentou. Ela conta que casos similares foram relatados na Pizzaria Mama Jamma e no Villa Rio.

Cópia de perfis no Instagram

No Instagram alguns perfis tem sido criados com o intuito de simular perfis oficiais de restaurantes, usando até fotos copiadas. A ideia é confundir o cliente e levá-lo a acreditar que aquele perfil é o verdadeiro. Foi o caso da criação de uma cópia do perfil das redes sociais do restaurante Guimas, na Gávea. Estelionatários usaram o perfil falso para anunciar promoções  e obter dados de clientes por mensagens diretas.

O cliente precisa ficar atento a esses perfis e sempre que identificar que algo está errado, denunciar o perfil para a plataforma remova a conta.

Como se proteger

As dicas a seguir podem ajudar clientes e se proteger de golpes como esse. 

Nunca compartilhe o código de confirmação da sua conta do Whatsapp. Caso alguém entre em contato e peça para informar o código de confirmação que é enviado para o seu celular, não forneça os dados e reporte o contato à plataforma.

Ative a confirmação em duas etapas na sua conta do Whatsapp. A confirmação em duas etapas funciona como uma senha extra do seu WhatsApp e melhora sua segurança. A função pode ser habilitada nas configurações do seu aplicativo.

Desconfie sempre de ligações ou mensagens que solicitem informações pessoas e, sempre que possível, verifique a informação em outro canal oficial da empresa como site, atendimento telefônico ou até mesmo redes sociais oficiais.

 

 

Notícias relacionadas

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo