PREFEITURA DO RIO LANÇA SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR
O Prato Feito Carioca faz parte do programa de combate à fome da Prefeitura do Rio e almeja servir seis milhões de refeições e criar sete mil empregos diretos, fornecendo apoio à população menos favorecida da cidade.
O sistema será distribuído entre 57 cozinhas e 37 restaurantes comunitários, e um vale refeição aceito em 250 estabelecimentos credenciados. Tanto na Cozinha Comunitária Carioca quanto no Cartão Prato Feito Carioca, a alimentação oferecida será balanceada, de acordo com orientações da equipe de nutricionistas da SMAS. A equipe técnica vai orientar e supervisionar constantemente a qualidade das refeições servidas.
– O importante desse projeto é a questão da segurança alimentar. Um dos principais destaques dessa cozinha comunitária é a descentralização desse programa de segurança alimentar para onde as pessoas moram. Por isso temos critérios específicos para selecionar onde estas cozinhas vão estar. Que esse seja o começo de um programa de segurança alimentar que possa significar uma mudança grande na realidade da cidade – afirmou o prefeito Eduardo Paes sobre o programa.
Inscrições começam em abril
A inscrição do trabalhador informal – registrado no CadÚnico – no programa Prato Feito Carioca poderá ser feita por meio da plataforma digital com o nome do programa, a ser disponibilizada. O trabalhador deverá inserir seu número de CPF ou NIS, para saber se está elegível. Caso o trabalhador não tenha acesso à internet, deverá fazer seu cadastramento no CRAS, CREAS ou Centro Pop mais próximo. Serão pedidos seus dados de moradia atual (endereço, CEP e bairro) e contato (telefones e/ou e-mail).
Essas inscrições poderão ser feitas entre os dias 15 e 30 de abril, tanto no Cartão Prato Feito Carioca, como para as refeições preparadas nas cozinhas comunitárias.