Dados do SetorNotícias

Crescimento no Emprego em Bares e Restaurantes

Dados do setor - julho 2023

O setor de Bares e Restaurantes no Brasil tem mostrado sinais de recuperação e crescimento, especialmente no que diz respeito à criação de novas vagas de trabalho formais. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente no faturamento do setor.

Emprego no Setor: Uma Visão Nacional e Estadual

Em julho de 2023, o Brasil viu a criação de 5.912 novas vagas formais no setor de Bares e Restaurantes, um número menor em comparação com as 8.903 vagas de junho. No acumulado dos últimos 12 meses, o país já soma 86.406 novos postos de trabalho no setor.

Foco no Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro teve um saldo de 427 novas contratações no setor em julho. Nos últimos 12 meses, já são 11.290 postos de trabalho formais criados.

Comparação Entre Capitais

Quando analisamos o saldo de vagas de trabalho criadas no setor de Bares e Restaurantes nas principais capitais brasileiras nos últimos 12 meses, observamos que o Rio de Janeiro, com 6.371 novas vagas, ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas de São Paulo, que lidera com 10.815 vagas. Outras capitais que se destacam nesse cenário são Belo Horizonte com 2.819 vagas, Porto Alegre com 2.794 e Curitiba com 2.209.

Faturamento: Um Desafio Crescente

O faturamento do setor apresentou uma queda de 0,55% no último mês. Embora tenha crescido 11,78% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, ainda está 92,73% abaixo dos níveis de 2019. Para a economia fluminense como um todo, a queda foi ainda mais acentuada: -3,99%.

Inflação e Seus Impactos

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o IPCA variou 0,03% em julho, um crescimento menor do que o registrado no país (0,12%). O grupo de Transportes e Alimentação e Bebidas foram os principais contribuintes para essa elevação.

Nos últimos 12 meses, Cereais (9,79%), Tubérculos (27,37%) e Frutas (13,25%) registraram as maiores altas na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O setor de Bares e Restaurantes continua a ser um importante gerador de empregos, especialmente no estado do Rio de Janeiro. No entanto, o faturamento ainda enfrenta desafios, agravados pela inflação em itens essenciais como alimentos e bebidas.

Esta análise detalhada do setor de Bares e Restaurantes é fruto de uma parceria entre o SindRio e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises.