Dados do SetorNotícias

Emprego em bares e restaurantes aumenta, mas inflação impacta o faturamento do setor

Dados do setor - junho 2023

O setor de Bares e Restaurantes continua a mostrar resiliência, com a criação de novas vagas de emprego, especialmente em grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, desafios como a queda do faturamento e as variações na inflação indicam a necessidade de estratégias adaptativas para os empreendedores do setor.

EMPREGO

Em junho de 2023, o setor de Bares e Restaurantes no Brasil registrou a criação de 8.769 novas vagas formais, representando um aumento em relação a maio, que teve 3.237 novas vagas.

No acumulado do último ano, o Brasil já registrou a abertura de 88.626 postos de trabalho no setor.

O Rio de Janeiro teve 878 novas contratações no setor em junho, totalizando 11.408 vagas nos últimos 12 meses.

Entre as capitais, o Rio de Janeiro (6.529) fica atrás apenas de São Paulo (11.544) em novas vagas no setor nos últimos 12 meses. Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba também mostraram crescimento.

Considerando todos os setores, o Brasil e o Rio de Janeiro criaram 157.198 e 13.490 vagas, respectivamente.

FATURAMENTO

O faturamento no setor teve uma queda de 2,4% no último mês. Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 14,11%, mas ainda abaixo dos números de 2019, em 441,93%. No Rio de Janeiro, a queda foi ainda mais acentuada, chegando a 15,78%.

INFLAÇÃO

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o IPCA teve uma variação de -0,2% em junho, uma queda maior do que a média nacional de -0,08%. O grupo Habitação foi o principal influenciador, especialmente devido à variação na Energia elétrica residencial.

No setor de Alimentação e bebidas, houve altas notáveis em cereais, leguminosas e oleaginosas, frutas e enlatados e conservas nos últimos 12 meses na região.