
Nos dias 9 e 11 de abril, cozinheiras comunitárias que atuam no programa Prato Feito Carioca participaram do curso Prato Feito com Chocolate, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) e o SindRio. A formação foi promovida no Centro do Rio, com aulas teóricas e práticas sobre a produção de ovos de Páscoa e bombons — uma oportunidade de aprendizado que também pode representar geração de renda.
Formação técnica com foco em sabor e oportunidade
O curso foi realizado na sede do SindRio, das 14h às 20h, em dois encontros. As participantes aprenderam desde a origem do chocolate — que remonta à civilização Olmeca, no México e na Guatemala, por volta de 1500 a.C. — até técnicas fundamentais como temperagem, moldagem e preparo de recheios. As aulas, divididas em três módulos, incluíram degustação logo no primeiro dia, aproximando teoria e prática de forma acessível e saborosa.
A iniciativa também teve como objetivo incentivar o empreendedorismo e a autonomia financeira das participantes. “É fundamental nos qualificarmos. Com este curso, as cozinheiras do Prato Feito puderam produzir ovos de Páscoa para sua família ou para complementar a renda em casa”, destacou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.
Chocolate com solidariedade: bombons foram distribuídos nas cozinhas comunitárias
A ação foi além da formação: entre os dias 14 e 17 de abril, as cozinhas comunitárias participantes do programa realizaram a distribuição de bombons às crianças beneficiárias. Os doces foram entregues nos horários habituais das refeições, levando um gesto de carinho e afeto junto com a alimentação.
As cozinhas que participaram da ação foram: Sacode Mangueira, Leonina Pereira Gomes, Renascença, Apae, Vilma Maria, Catumbi, Reinventar, KWE Bororo, Alimento Duplo, Tuiuti, Nova Holanda, Di Leontina e Geid.

Sobre o Prato Feito Carioca
Implantado em junho de 2022 pela Prefeitura do Rio, o programa Prato Feito Carioca já distribuiu mais de 5 milhões de refeições de 560g cada para pessoas em situação de vulnerabilidade social em diferentes comunidades da cidade. As cozinhas comunitárias são operadas por mulheres que atuam diretamente na linha de frente da segurança alimentar, com o preparo e distribuição diária dos alimentos.
O SindRio tem orgulho de contribuir com ações de qualificação que valorizam o trabalho das cozinheiras comunitárias, ampliam oportunidades e fortalecem iniciativas que unem solidariedade, capacitação e impacto social.