Dados do setor: 10.768 novas vagas e alta de 17,38% no preço das carnes em novembro de 2024
O setor de bares e restaurantes continua a se destacar na economia brasileira, demonstrando crescimento em geração de empregos e enfrentando desafios relacionados ao aumento de custos e inflação. Confira os principais números e tendências do setor em novembro de 2024:
Crescimento na geração de empregos
- Brasil: Foram abertas 10.768 novas vagas formais no setor de bares e restaurantes em novembro, acumulando 52.055 postos nos últimos 12 meses.
- Rio de Janeiro: O estado registrou 1.297 novas contratações no mês, somando 8.122 empregos formais criados no último ano.
- Capitais: O Rio de Janeiro (4.094 vagas) ficou atrás apenas de São Paulo (5.410 vagas) no saldo de vagas abertas, seguido por Recife (1.120), Belo Horizonte (1.056) e Salvador (907).
Faturamento e desafios econômicos
Apesar do crescimento no mercado de trabalho, o faturamento do setor apresentou uma leve queda de 0,36% em novembro, em comparação ao mês anterior. No entanto, o faturamento acumulado em relação ao mesmo mês de 2023 teve uma variação positiva de 2,15%. Na economia fluminense como um todo, o crescimento foi mais expressivo, com alta de 12,31% no mesmo período.
Inflação e impacto nos custos do setor
No que diz respeito à inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 0,49% na região metropolitana do Rio de Janeiro em novembro, acima da média nacional de 0,39%. O grupo alimentação e bebidas foi o maior responsável por essa alta, especialmente devido à variação nos preços das carnes, que subiram 0,2% no Brasil e 0,18% na região metropolitana do Rio.
Aumento acumulado de preços em 12 meses
No acumulado de 12 meses, os preços de alimentos e bebidas subiram 7,63% no Brasil e 8,34% na região metropolitana do Rio de Janeiro. Carnes (BR: 15,44% e RMRJ: 17,38%), óleos e gorduras (BR: 18,1% e RMRJ: 20,07%) e sal e condimentos (BR: 8,5% e RMRJ: 15,03%) foram os itens com as maiores altas, refletindo desafios para o setor no controle de custos e na manutenção de preços acessíveis ao consumidor.
Fonte: IFEC RJ