ARTIGO: IMPACTOS DO NOVO CORONAVÍRUS NO FOODSERVICE BRASILEIRO
O Conselheiro, Consultor, Pesquisador, Palestrante e Produtor de Conteúdo no YouTube Sergio Molinari escreveu uma análise sobre os impactos do novo coronavírus no food service brasileiro.
PANO DE FUNDO
· Neste momento, muitos de nossas estratégias e ações para 2020 deveriam estar a todo vapor
· Mas tudo mudou e, quem conseguir se adaptar e respirar nos próximos tempos é que terá chances para o futuro
· Estamos falando de sobrevivência, antes de tudo
· Não vou entrar no mérito de quais são as medidas de Governo, Empresas, etc, mas discutir sobre o setor e seus negócios
· Aliás, qualquer conjunto de medidas de Governo, Entidades, Fornecedores não será suficiente para o que está acontecendo
· O momento é de olhar para dentro dos negócios que ainda temos
CENÁRIO E PERSPECTIVAS
· O Foodservice fechou o ano de 2019 com um crescimento nominal de 6,9% e real de 3,9%. Não era excelente, mas foi o melhor desempenho desde 2014.
· A mais de 10 anos, os motores fundamentais do Foodservice eram emprego e renda, tanto para cima como para baixo
· Com base nisso, projetávamos um crescimento de 8,5% nominal e 4,8% em termos reais para 2020
· Este crescimento real voltaria a colocar o mercado entre os bons anos desde 2006
· Chega o novo coronavírus e essa lógica e estes fundamentos vão por água abaixo
· Não temos mais as rédeas e domínio sobre o jogo, o mercado não é mais soberano
· Estamos na carona do que dá para fazer e do que não dá
IMPACTO IMEDIATO
. Enorme retração do faturamento do setor
. Restrições e impedimento ao funcionamento e ao atendimento – tráfego evapora
. Dinheiro fica mais escasso, por conta de renda, desemprego e incerteza
. Após as pessoas – principal preocupação – a liquidez é o grande drama do setor
. Grandes e abruptas mudanças de comportamento do consumidor em curso
IMPACTO SECUNDÁRIO – O QUE VEM DEPOIS
. Depois, é outro cenário. Difícil estimar o que vai acontecer depois
. Cenário otimista: 0% de crescimento do PIB no ano
. Cenário moderado: 2,5% de queda no ano
. Cenário pessimista: 4,4% de queda no ano
. Desemprego inicial poderá passar de 18 ou 20%
DURAÇÃO NO TEMPO
Imediato – destruição, caos, catástrofe – sobrevivência
. 3 a 4 meses
Após – juntar cacos, rever o que se tem, jogar rouba monte – reconstrução
. Um ano pelo menos
. Menos players
. Novos padrões de consumo
ESTRATÉGIAS RECESSIVAS E DE DEPRESSÃO
· Quem assumir a postura de que a crise será maior do que parece hoje terá mais chance de sobreviver
· Sugestão: pense em como sobreviver por 3 meses, com pouquíssima receita ou quase nenhuma
· Parte do pensamento inclusive passará por se vale mais a pena fechar neste momento ou tentar as poucas alternativas
· Cortar os custos além da carne, no osso, ou ainda mais – de forma geral, não haverá receita suficiente para cobrir os gastos
· Cortar horários de atendimento será necessário para otimizar os recursos e pessoas
· A equipe dificilmente poderá ser do mesmo tamanho – haja com transparência, honestidade e respeito, mas é necessário agir rapidamente
· Foque no que será mais viável fazer com a escassez de recursos de todos os tipos
· Aluguéis, empréstimos, prestações de serviço, e outros itens do tipo precisarão ser renegociados imediatamente, com transparência
· Não é hora de pagar o que estava pendente pagar antes do coronavírus
· Cuidado com como irá tratar seus fornecedores – você precisará negociar com eles alguma flexibilidade, mas são eles que garantem seus ingredientes
· Concentre mais suas compras naqueles que historicamente são seus principais parceiros – isso é mais seguro e viabiliza mais capacidade de recuperação para todos
· Considere os bons fornecedores locais que podem te abastecer e dependem de sua compra
· Não é hora de especular e ser oportunista, mesmo que tenha esta chance – você vai pagar um alto preço por isso depois, se sobreviver agora
· Mas pense que haverá um dia de amanhã e tudo deve ser feito com responsabilidade, com funcionários, consumidores e seus fornecedores também
· Sobrevivendo agora, a forma como você conduziu este período te dará maior ou menor chance de se manter
· Vamos precisar colocar dinheiro nos negócios – o amparo do governo e dos fornecedores não será suficiente
DELIVERY COMO A PRINCIPAL ALTERNATIVA PARA O MOMENTO
Pense o delivery e o take-out “ampliado”
· Não é só online e só marketplace, pode ser por telefone, WhatsApp, sinal de fumaça
· Catering ou delivery para empresas em atividade – venda em grupo
· Parceria com o varejo alimentar – que não cairá grande coisa
· Abastecimento às empresas – trabalhos essenciais e mantidos
EXPERIÊNCIA DE CONSUMO
· Esqueça agora o que era a experiência – não é mais o ambiente, o atendimento, o encantamento
· Agora é remoto, delivery, take-out, online, remoto
· Segurança é chave – lembram-se das pesquisas? Higiene, limpesa, segurança alimentar sempre foi o fator número 1 da experiência; agora, mais ainda
· Custo-benefício será chave – sobe no ranking
· Experiência digital pulou 3 degraus em importância
ALGORITMO DOS MARKETPLACES HOJE, NA SEQUÊNCIA
· Entrega grátis
· Categoria de produto
· Preço / desconto
· Avaliação do consumidor
DICAS PARA UM DELIVERY COM MAIOR CHANCE DE SUCESSO
Comunicar, divulgar, promover é essencial e contínuo
. Lista de clientes, whatsapp, instagram, facebook, condomínios
. Não só cardápio, promoções, incentivos, fidelidade
. Cuidados e processo total do delivery – segurança
. Os consumidores têm que saber que você tem delivery e take-out
Racionalizar o cardápio
. Limpar o que não vende
. Limpar o que não é eficiente
. Usar mais ingredientes curinga
. Considere sua limitação de produção (gente, ingredientes, horários, entregadores)
. Focar em alternativas com bom custo-benefício
Oferta terá que ser relevante – fazer muito sentido
. Opções individuais para clientes individuais
. Opções familiares – custo/benefício
. Opções para crianças e idosos
. Opções que permitam armazenamento – venda de kits
. Opções para mais momentos de consumo
. Embalagens adequadas para congelamento
. Kits para finalizar em casa – massa + molho, p.ex.
Incentivos a fidelidade – 10 + 1 grátis
Mais informações e serviços (reaquecimento, armazenamento, etc)
Produtos complementares (cápsulas de café, sobremesas, sucos, guardanapos, etc)
Serviços grátis (diversões para crianças, leituras, filmes, receitas)
Comunicação sobre as práticas que ele (consumidor) deve ter para consumir
Vouchers para futuro
Estimule o apoio e o engajamento do cliente para a sobrevivência do setor
CONCLUSÃO
O que temos para hoje no setor é sobreviver. Para sobreviver, não basta fazermos o melhor que fizemos até hoje, é preciso algo mais e diferente.
Para muitos de nós, haverá um amanhã no foodservice, mas ainda não sabemos o que será nem o mercado e nem nós mesmos.
Mas, como agirmos hoje será determinante também de nossa viabilidade amanhã
Não sairemos desta crise como entramos, como sociedade, como pessoas, como mercado e como negócio.
O material foi extraído de uma transmissão ao vivo realizada pelo Youtube e o artigo em texto já alcançou um grande número de pessoas no Linkedin, onde foi publicado originalmente.
Fonte: https://bit.ly/3bMdzMV