Dados do SetorNotícias

Setor de bares e restaurantes abre mais de 8 mil vagas formais em agosto de 2024

Dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC RJ) mostram que em agosto de 2024, o setor de Bares e Restaurantes no Brasil mostrou crescimento com a criação de 8.045 novas vagas de trabalho formais. Ao longo dos últimos 12 meses, o país já acumulou 58.329 novos postos de trabalho nesse setor, reforçando a relevância da área para a economia nacional.

Rio de Janeiro: destaque nas contratações

O estado do Rio de Janeiro também apresentou crescimento expressivo, com 586 novas contratações no setor em agosto. No acumulado dos últimos 12 meses, o estado gerou 8.327 novos postos de trabalho formais em bares e restaurantes, consolidando sua posição como uma das principais regiões para a expansão do setor. Apesar desse resultado positivo, o Rio de Janeiro ainda se posiciona atrás de São Paulo, que gerou 5.926 vagas no mesmo período.

Entre as capitais, o Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar, seguido por Belo Horizonte – MG (1.463), Recife – PE (1.214), e Fortaleza – CE (1.057).

Crescimento no faturamento em agosto

Além da criação de novas vagas, o setor de Bares e Restaurantes registrou um crescimento no faturamento de 1,87% em agosto, demonstrando recuperação em relação aos meses anteriores. Embora a comparação com o mesmo mês de 2023 mostre uma leve variação negativa de -0,19%, o aumento observado em agosto reforça a tendência de recuperação econômica no setor.

IPCA e inflação na região metropolitana do Rio de Janeiro

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na região metropolitana do Rio de Janeiro apresentou uma leve queda de -0,08% em agosto, maior que a redução nacional de -0,02%. Esse resultado foi impulsionado principalmente pelo grupo Habitação, com destaque para a variação negativa em Energia elétrica residencial.

No acumulado de 12 meses, o grupo Alimentação e bebidas registrou variações relevantes. A inflação nessa categoria foi de 5,32% na região metropolitana do Rio, acima da média nacional de 4,58%. Produtos como Cereais, leguminosas e oleaginosas (20,84%), Tubérculos, raízes e legumes (17,34%) e Frutas (14,22%) foram os que mais contribuíram para o aumento de preços na região.

De acordo com dados da Future Tank, no acumulado do ano, os restaurantes brasileiros geraram 30.115 empregos formais, resultado positivo que representa o saldo entre contratações e demissões no setor. No entanto, esse desempenho é inferior ao observado no mesmo período de 2023, quando foram criados 43.314 postos de trabalho no país, indicando uma desaceleração no ritmo de geração de empregos no setor de Bares e Restaurantes.

Perspectivas para o setor

O segmento de Bares e Restaurantes no Brasil segue em crescimento, impulsionado pela recuperação econômica e pelo aumento do consumo. No entanto, a inflação, especialmente no que se refere ao custo dos alimentos em categorias essenciais, ainda representa um desafio significativo para o setor, impactando diretamente os custos operacionais e a formação de preços.