COMO MELHORAR A SUA GESTÃO DE VENDAS?
O SindRio promoveu, nesta terça (10), uma palestra sobre como melhorar a gestão de vendas, ministrada pelo especialista em relacionamento com o cliente Pedro Carnevale, da Start Atendimento.
Voltada para empresários e gestores, diversos profissionais do setor compareceram para conhecer as ferramentas a serem aplicadas em suas equipes e negócios para conquistar e fidelizar clientes. Entre eles, estiveram representantes do Sushi Lebon, Barraca da Chiquita, Confeitaria Beira Mar e Gráfica Printmill.
De acordo com Carnevale, o primeiro passo é formar uma equipe coesa, estruturada e totalmente pensada para o seu negócio de acordo com o público-alvo. Ele afirma que o tempo de contratação entre um colaborador e outro no Brasil é de apenas 10 dias, enquanto os americanos demoram de 4 a 6 semanas para contratar alguém novo. Para ele, isto mostra como as contratações são feitas de forma equivocada e como é preciso tempo para formar uma equipe com segurança.
Segundo o palestrante, os colaboradores que têm IGP (Interesse Genuíno por Pessoas) são profissionais escassos atualmente. Para ilustrar a afirmação, Carnevale compartilhou o case de uma champanheria que promoveu um segurança, pois o gestor que percebeu que ele fazia o “algo mais”, como ajudar no estacionamento dos carros. O segurança, por sua vez, mostrou interesse em ir além das suas atribuições mostrando suas proatividade e interesse em contribuir. Hoje, o segurança é coordenador do espaço, com salário acima das expectativas anteriores.
“Uma questão primordial é que toda equipe formada, independente da função de cada um dos colaboradores e também do segmento de mercado, precisa ser munida de informações e critérios a respeito do trabalho a ser executado, desde as obrigações de rotinas (processos) até as metas e objetivos a serem atingidos”, exemplificou Carnevale.
“Venda é gestão e finalização é qualidade!”, Pedro enfatizou. Ele explica que com a equipe estruturada e conectada ao seu negócio e ao público-alvo é hora de olhar para a experiência do cliente. De acordo com a pirâmide apresentada pelo palestrante, o primeiro degrau é atrair o provável cliente em potencial, o segundo é conquistar o experimentador e ele fazê-lo virar repetidor, já o terceiro e último passo é manter o cliente e fazer com que ele se torne um fiel defensor da marca.
Dados mostram que 68% dos clientes que abandonam uma marca, apontam o mau atendimento como o principal motivo. E mais, eles demoram de 18 a 24 meses para voltar. Outra dica do palestrante é fazer o teste do ‘cliente oculto’, que é uma forma barata de medir o atendimento do local.
Pedro citou números que reafirmam a importância do pós-venda, que ainda não é valorizado pelos gestores, porém apresenta uma ótima relação de custo x benefício: 70% dos estabelecimentos ainda não tem cadastro de clientes, 85% nunca fizeram e 94% ainda não tem tecnologia para esse cadastro.
Para Alicedes Ziro do Sushi Leblon, a palestra trouxe conhecimentos úteis e aplicáveis no dia a dia: “O Palestrante é excelente e o conteúdo foi muito bem explicado”. Já Cylesia Dias da Confeitaria Beira Mar, concluiu: “A palestra é bem elaborada e trouxe qualificações eficazes para minha equipe em como melhorar a minha gestão de vendas. Parabéns”.
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