Dados do SetorNotícias

Desafios e crescimento no setor de bares e restaurantes: um panorama do início de 2024 

Dinâmica do mercado de trabalho 

De acordo com os dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC RJ), janeiro de 2024 apresentou uma dinâmica interessante para o setor de bares e restaurantes no Brasil, com 83.721 admissões e 87.607 desligamentos, indicando uma leve retração no número de empregos formais.

Em uma análise da Future Tank, este mês, especificamente, resultou no fechamento de 3.886 postos de trabalho com carteira assinada no setor. Tal resultado negativo é reconhecido como sazonal, similar ao observado em janeiro dos anos anteriores, com -2.148 em 2023 e -674 em 2022. Este padrão de demissões, particularmente mais intenso este ano, segue-se a dezembro de 2023, que já havia registrado um saldo negativo (-289) após 10 meses consecutivos de saldos positivos. Apesar dessa flutuação, o setor ainda acumula um saldo positivo nos últimos 12 meses, criando 69.932 novos postos de trabalho, ressaltando a significativa contribuição do setor para a economia do país. 

O papel do Rio de Janeiro na geração de empregos 

No estado do Rio de Janeiro, foram registradas 218 novas contratações em janeiro, totalizando 10.248 postos de trabalho formais criados nos últimos 12 meses. Este desempenho sublinha a importância do Rio de Janeiro não apenas para a economia local, mas também como um ponto de referência importante para o setor de alimentação fora do lar no Brasil. 

Comparativo entre capitais 

Entre as capitais, o Rio de Janeiro se destacou com 5.922 novas vagas no setor nos últimos 12 meses, apenas superado por São Paulo. Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza também mostraram desempenhos notáveis, refletindo a resiliência e vitalidade do setor em todo o país. 

Faturamento e inflação 

Em janeiro, o setor de bares e restaurantes viu seu faturamento crescer 14,03% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Apesar dessa expansão significativa sinalizar uma recuperação econômica robusta, a inflação na região metropolitana do Rio de Janeiro, marcando 0,88% em janeiro, excede a média nacional de 0,83%. Esse aumento é liderado pelo setor de Alimentação e bebidas, impactando diretamente consumidores e negócios. Especificamente, itens como Tubérculos, raízes e legumes tiveram variações, contribuindo para a inflação. 

Implicações para o futuro do setor   

O início de 2024 desenha um cenário de desafios e oportunidades para o setor de bares e restaurantes. A recuperação no número de empregos e o crescimento no faturamento são indicativos de um potencial de crescimento e fortalecimento do setor. Contudo, a atenção às variações inflacionárias e ao impacto nos preços ao consumidor é essencial para manter a sustentabilidade dos negócios.

Fonte de dados:

IFEC-RJ e Future Tank

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo