Bacalhau da Noruega: saúde, sabor premium único, alto rendimento e receitas para o ano inteiro
A paixão pelo peixe de águas geladas foi herdada dos nossos colonizadores, bem como algumas tradições de usá-lo para preparações em datas festivas. Mas os peixes salgados e secos noruegueses, além de versáteis e saborosos, são também extremamente saudáveis podendo ser usados em receitas do dia a dia.
O autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua, além de seu sabor inconfundível, carrega consigo a tradição de um processo artesanal, sustentável e saudável, sendo peixe, sal e mais nada.
Por ser praticamente todo aproveitado e ainda oferecer alto rendimento e sabor premium após o dessalgue, o autêntico Bacalhau da Noruega é uma excelente opção de insumo para as mais variadas receitas. Das entradas e saladas aos requintados pratos com grandes postas, as possibilidades são inúmeras.
Mas por que escolher o autêntico Bacalhau da Noruega?
Primeiro, importante entender que Bacalhau é um processo feito com determinadas espécies de peixes da família Gadidae, a do Gadus morhua, e de outros peixes brancos, que vivem livremente nas águas cristalinas e limpas do oceano Ártico durante suas vidas. O sabor e a textura perfeitos são característicos do processo de salga e secagem 100% natural. Após o peixe ser capturado, a maior parte de sua espinha dorsal é removida, permitindo que ele seja espalmado no distintivo formato triangular tão conhecido por aqui do Bacalhau da Noruega e isso facilita a salga do peixe de forma uniforme.
Origem e qualidade são os grandes diferenciais da iguaria pescados de forma regulamentada e sustentável. Como outros peixes magros brancos, o Gadus morhua é extremamente saudável. Com o processo de secagem, seus nutrientes ficam concentrados sendo o Bacalhau da Noruega rico em proteína, vitaminas A, D e B12 além de selênio.
Não bastassem essas características, o Bacalhau da Noruega chega a aumentar 30% de seu peso após o dessalgue, representando um rendimento altíssimo sem nenhuma perda de sabor ou qualidade.
O dessalgue
Processo simples e eficiente em 4 passos:
- Lave o autêntico Bacalhau da Noruega em água corrente removendo a camada grossa e externa de sal
- Coloque as peças em água gelada na proporção de 2 partes de água para 1 de bacalhau. Mantenha o recipiente em geladeira durante todo o processo
- Considere a seguinte tabela de tempo:
- Bacalhau desfiado = 6 horas trocando a água na metade do tempo
- Postas normais = 24 horas trocando a água a cada 6 horas
- Postas grossas = 40 horas trocando a água a cada 8 horas
- Postas muito grossas = 48 horas trocando a água a cada 8 horas
- Lombos muito grossos = 72 horas trocando a água a cada 8 horas
- Para tornar o processo mais prático, já deixe 2 vasilhas com água suficiente para comportar as suas peças de bacalhau na geladeira. Após lavar e porcionar as peças (caso não estejam assim), coloque em uma das vasilhas de água já gelada e acrescente gelo. Quando for o tempo de trocar a água, retire o bacalhau da vasilha inicial e passe para a outra que deixou gelando. Aproveite para dispensar a água da primeira vasilha e já colocar água limpa novamente na geladeira caso ainda tenha mais troca a fazer, considerando a tabela acima.
Se quiser conhecer ainda mais sobre esse ingrediente nobre da gastronomia internacional, baixe GRATUITAMENTE o Guia Bacalhau da Noruega para Bares e Restaurantes produzido pelo SindRio em parceria com a Seafood from Norway AQUI.
Se você é profissional ou estudante de gastronomia, conheça o Desafio Bacalhau da Noruega.
E se você é dono de restaurante ou entusiasta da boa mesa, saiba mais sobre o Festival Bacalhau da Noruega.