Na mídiaNotíciasSindNews

SindRio na Mídia: revitalização urbana e gastronomia

Mercado Central do Rio e Mercadinho São José seguem exemplos de outras cidades

A revitalização de áreas urbanas através de iniciativas gastronômicas está transformando o cenário do Rio de Janeiro, como ilustram projetos como o novo Mercado Central e a reabertura do Mercadinho São José. Na matéria que saiu recentemente no site “Prazeres da Mesa“, esses mercados estão sendo desenvolvidos em locais antes subutilizados, e agora prometem redefinir suas regiões como centros de atividade gastronômica e cultural. 

O potencial dos mercados gastronômicos 

O Mercado Central, situado numa histórica fábrica da Granado, e o Mercadinho São José, em Laranjeiras, que teve uma participação significativa do SindRio no projeto de revitalização exemplificam o potencial de mercados com foco na gastronomia para revitalizar áreas. O Mercado Central ocupará três andares em um espaço de 800 metros quadrados, planejado para atrair um grande fluxo de pessoas, especialmente profissionais que retornam ao trabalho presencial. A intenção é criar um local que não só sirva como ponto de comércio durante o dia, mas também revitalize a vida noturna da área. 

A mistura de comércio em ambos os mercados variará de comida de rua a opções gastronômicas refinadas, criando espaços inclusivos que atraem uma ampla gama de públicos. A estratégia é inspirada em modelos internacionais bem-sucedidos, como o Mercado da Ribeira em Lisboa, e é parte das estratégias mais amplas da cidade para melhorias urbanísticas e culturais, apoiadas por programas como o Reviver Centro. 

SindNews e a conexão com a gastronomia 

O papel de mercados como esse na revitalização de regiões abandonadas – e a importância deles para o setor de bares e restaurantes – é o tema de uma das mesas-redondas do próximo SindNews, no dia 14/5. Organizado pelo SindRio, o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, o evento deverá reunir, das 9h às 19h30, cerca de 250 pessoas no ExC Rio, no Jockey Club Brasileiro (confira a programação completa e mais informações em sindrio.com.br). 

Lopes será uma das participantes da mesa-redonda sobre mercados que apostam boa parte das fichas em bares e restaurantes. Rafael Quick, um dos responsáveis por dar início à nova fase do Mercado Novo de Belo Horizonte, e Armed Nemr Sarieddine, vice-presidente do Mercado Municipal do Rio, o Cadeg, que virou sinônimo de boa comida, serão os outros dois debatedores. A mediação ficará a cargo de Thiago Nasser, CEO da Junta Local. 

“A união da gastronomia com lojas de artesanato e outros produtos regionais é muito vantajosa”, afirma Sérgio Abdon, diretor-executivo do SindRio. “A gastronomia se beneficia muito dos visitantes que se dirigem aos mercados, a princípio, só para passear, e é a força motriz de empreendimentos do tipo. O Rio de Janeiro deveria explorar mais esse formato, que abre novas possibilidades para bares e restaurantes”. 

Participe do SindNews 2024 

Todos os conteúdos foram selecionados a partir da demanda de associados e aliados à expertise da consultora na área de Hospitalidade e Alimentos & Bebidas Danni Camilo que fez a curadoria de conteúdos e apresentará o evento. Somando experiência e diversidade, os palestrantes trazem suas vivências para dividir com o público mostrando que não importa o tamanho ou perfil do seu negócio, mas sempre há espaço para o conhecimento quando se trata de ambiente de negócios. 

  • Data: 14 de maio (terça-feira) 
  • Horário: 09 às 19h30 
  • Local: ExC Rio – Jockey Club 
  • Ingressos: R$230 para não associados, gratuito para associados 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo