NotíciasPublieditorial Parceiro

Parceria SindRio e Instituto Libertas em prol da sustentabilidade

Veja como a coleta de óleo de cozinha usado se transforma em ações beneficentes educativas

O SindRio, em parceria com o Instituto Libertas, tem o prazer de apresentar uma iniciativa que visa promover práticas sustentáveis entre bares e restaurantes, incentivando o descarte correto do óleo de cozinha usado para transformar resíduos em ações beneficentes e educativas. Ao adotar práticas de descarte apropriadas, os estabelecimentos não só cumprem as normas sanitárias vigentes e a legislação em vigor, mas também contribuem para a preservação do meio ambiente e para a construção de uma sociedade mais justa.

Coleta de óleo de cozinha usado

O Instituto Libertas realiza a coleta gratuita do óleo de cozinha usado, seguindo todas as normas sanitárias e ambientais evitando assim a contaminação das águas e o impacto negativo no meio ambiente, além de colaborar para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e equilibrada, gerando emprego e renda. Ao transformar o óleo coletado em recursos para ações beneficentes, o Instituto Libertas assegura que cada litro de óleo reciclado se converta em benefícios tangíveis para a comunidade, como a plantação de árvores, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030.

Transformando resíduos em benefícios

O óleo coletado pelo Instituto Libertas é transformado em recursos para diversas ações beneficentes. Um dos programas de destaque é o “Programa de Sustentabilidade”, que planta uma árvore para cada litro de óleo coletado. Este programa está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com a meta de serem alcançados até 2030. Esse esforço ajuda a evitar a contaminação das águas e a promover a educação ambiental, fortalecendo o compromisso do Instituto Libertas com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Ao participar deste programa, os estabelecimentos não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também ajudam a financiar iniciativas que beneficiam diretamente a comunidade.

Espaços literários em fast foods

Em parceria com redes de fast food, o Instituto Libertas transforma restaurantes em verdadeiros centros de cultura e leitura. Com o apoio da FTD Educação, que faz os livros, esses espaços literários são criados dentro das lojas, homenageando grandes escritores da literatura e incentivando a leitura entre os clientes. Já imaginou entrar em um restaurante e encontrar um espaço dedicado à leitura, onde você pode relaxar e apreciar uma boa história enquanto desfruta de sua refeição?

Além de enriquecer a experiência dos clientes, essa iniciativa também promove a educação e a cultura de uma maneira diferente e que envolve os clientes. Além disso, os restaurantes que participam dessa ação doam o resíduo de óleo de cozinha para o Instituto Libertas, permitindo que a organização continue a financiar seus programas educativos e ambientais.

Libertas Cultural

Além dos Espaços Literários, o Instituto Libertas organiza o “Libertas Cultural”, um evento realizado em comum acordo com as lojas de fast food. Esses eventos incluem lançamentos de livros, apresentações de músicos, artistas plásticos e flautistas. As lojas franqueadas, como o McDonald’s, promovem esses eventos e oferecem lanches para os artistas e seus convidados. A surpresa e o encantamento dos clientes ao encontrar espaços literários e eventos culturais dentro das lojas são a prova do impacto positivo dessas iniciativas.

Impacto Social e ambiental

O Instituto Libertas nasceu do desejo de possibilitar aos indivíduos a construção de uma liberdade responsável e comprometida consigo e com o outro. Seus programas não apenas evitam a contaminação das águas, mas também fortalecem a sociedade com a geração de emprego e renda. Eles atuam em parceria com instituições licenciadas pelo INEA para o tratamento do resíduo, assegurando que todas as atividades estejam em conformidade com os pilares de sustentabilidade. Através da educação e da cultura, o Instituto Libertas desperta em cada indivíduo a necessidade de rever suas atitudes e agir de maneira responsável, garantindo a manutenção da vida e a sustentabilidade para as futuras gerações.

Como participar

Bares e restaurantes podem se unir a esta causa nobre ao fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado com o Instituto Libertas. Além de atender às normas e leis vigentes e contribuir para a preservação do meio ambiente, essa ação ajuda a financiar programas educativos e culturais que beneficiam crianças e jovens. Ao aderir a essa iniciativa, os estabelecimentos demonstram seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social, tornando-se agentes ativos na construção de um futuro melhor para todos.

Entre em contato com o Instituto Libertas clicando aqui e saiba mais.