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As seis principais tendências de consumo para 2024 de acordo com a Euromonitor

O relatório anual da Euromonitor International revelou insights sobre as tendências predominantes no consumo global para o ano de 2024. A pesquisa destaca o papel transformador de fatores como a inteligência artificial, a sustentabilidade, e as dinâmicas sociais, econômicas e políticas, evidenciando como esses elementos estão remodelando as preferências e a intenção de compra dos consumidores. 

Em um cenário econômico incerto, os consumidores continuam a valorizar opções de compra que ofereçam vantagens claras. Isso implica a necessidade das marcas de renovarem suas estratégias para captar a atenção dos compradores, focando tanto no valor quanto na acessibilidade dos produtos. Além disso, o relatório ressalta um interesse crescente em saúde e bem-estar, indicando uma alteração substancial nas preferências dos consumidores. 

Veja as principais tendências globais de consumo para o ano de 2024, de acordo com a Euromonitor 

Pergunte à IA (Ask AI) 

A inteligência artificial já é uma realidade em ascensão e continua a expandir sua presença em nosso cotidiano, chegando ao ponto de ser uma ferramenta essencial até mesmo nas decisões de compra. O Ask AI, por exemplo, é um mecanismo de busca que utiliza inteligência artificial, e é capaz de compreender e responder a consultas complexas e específicas, acessando e analisando informações de uma vasta gama de fontes confiáveis, como sites, artigos, livros e até códigos-fonte. 

Prazer nas distrações (Delightful Distractions) 

Na busca por alívio das tensões e ansiedade do cotidiano, os consumidores estão à procura de experiências que ofereçam um respiro da rotina. Aproximadamente 29% dos consumidores estão abertos à ideia de que as marcas acompanhem suas emoções para oferecer experiências personalizadas baseadas em seus estados de ânimo. 

Autenticidade verde (Greenwashed Out) 

Em 2023, mais de 60% dos consumidores se empenharam em adotar um estilo de vida mais sustentável, buscando impactar positivamente o meio ambiente. No entanto, há uma crescente curiosidade sobre se as empresas e governos estão realmente fazendo o máximo possível com os recursos que têm para causar um impacto ambiental significativo. Existe uma expectativa clara de que as organizações liderem pelo exemplo, demonstrando de forma concreta o seu compromisso com a sustentabilidade. 

Progressivamente polarizado (Progressively Polarised) 

As identidades pessoais estão cada vez mais alinhadas com questões políticas e sociais, moldando as perspectivas, valores e atitudes dos indivíduos. A Euromonitor prevê que, em 2024, os consumidores estarão mais inclinados a expressar suas crenças fundamentais, o que direcionará suas escolhas de consumo a serem guiadas por considerações de responsabilidade social, afiliações políticas e participação em iniciativas de desenvolvimento sustentável. 

Caçadores de ofertas (Value Hackers) 

Com a inflação impactando o orçamento, os consumidores estão sentindo a necessidade de adaptar suas questões financeiras pessoais. Em 2023, 44% deles já estavam comprometidos em economizar mais, utilizando métodos cada vez mais eficazes para acessar as ofertas. 

Bem-estar pragmático (Wellness Pragmatists) 

Consumidores buscam constantemente por alternativas ágeis e eficientes que promovam a saúde física e mental. A eficácia comprovada de um produto está se tornando um fator crucial na decisão de compra, com 85% dos consumidores afirmando que estão prontos para investir mais em produtos de beleza, desde que haja evidências claras de sua eficácia ou dos benefícios oferecidos. 

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