Notícias

Dados Atuais Revelam Crescimento Robusto no Setor de Bares e Restaurantes do Rio

O setor de bares e restaurantes no Rio de Janeiro está passando por um período de renovação e crescimento significativos. A cada dois dias, 3 estabelecimentos foram abertos no rio no último ano. 

Com a cidade se recuperando dos efeitos da pandemia, novos empreendimentos estão surgindo, e o emprego no setor está voltando aos níveis pré-pandêmicos.  

“Com a retomada da vida cotidiana, não foi só o fluxo de pessoas que aumentou. O desejo de descobrir novidades e viver experiências também cresceu, tornando o cenário ainda mais favorável ao setor.” destaca Fernando Blower, presidente do SindRio. 

Explosão de Novos Empreendimentos 

Desde setembro de 2022, o Rio de Janeiro viu a inauguração de 627 novos bares e restaurantes. Isso equivale a três novos estabelecimentos a cada dois dias. Os bairros que mais se destacaram nesse crescimento foram a Barra da Tijuca, com 77 novos negócios, e o Centro, com 49. Esses números indicam não apenas uma recuperação, mas uma verdadeira explosão de novas oportunidades e conceitos no setor. 

Novas oportunidades de emprego 

No fim do primeiro semestre deste ano, o setor de bares e restaurantes registrou a criação de 8.769 novas vagas formais, representando um aumento de mais do que o dobro em relação a maio, que teve 3.237 novas vagas. Os índices contemplam os negócios de pequenos empreendedores e de chefs renomados, entre eles Katia Barbosa, que inaugurou o bar Vendinha, na Tijuca, e o restaurante Sofia, na Praça da Bandeira.   

Fernando expressou otimismo quanto à recuperação do setor. Segundo ele: “Estamos recuperando o número de empregos perdidos ao longo da pandemia, e principalmente, com a abertura de novas marcas, novos conceitos, muitos novos negócios. Ainda demanda muita atenção se levarmos em conta que os negócios existentes nos últimos anos ainda sofrem o impacto da inflação acumulada e principalmente do passivo contraído ao longo da pandemia, mas pelo menos mostram também um futuro mais promissor. Vamos continuar trabalhando para que isso se concretize.” 

Desafios e Oportunidades 

Apesar do crescimento e da recuperação, o setor ainda enfrenta desafios significativos, como destaca Fernando Blower em sua fala. A inflação acumulada e os passivos financeiros contraídos durante a pandemia são obstáculos que ainda precisam ser superados. 

Dados mostram uma queda de 2,4% no faturamento do setor no último mês. No Rio de Janeiro, essa queda foi ainda mais acentuada, chegando a 15,78%. 

Reconhecimento na Mídia 

O SindRio está comprometido em fornecer informações relevantes sobre o setor e tem o prazer de informar que nossos dados foram destaque em jornais renomados como O Globo, Extra e BandNews. Essas informações são fruto de uma parceria entre o SindRio, a ANR – Associação Nacional de Restaurantes, e a Future Tank, reforçando a credibilidade e a importância dos dados apresentados. 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo