A solução para escassez de mão de obra pode não ser exatamente novas contratações
Umas das maiores queixas de nossos associados, e de todo setor de Alimentação Fora do Lar como temos visto inclusive fora do Brasil, tem sido a contratação e retenção de mão de obra. Uma situação que, pela fala dos operadores, parece não ter solução, especialmente após o sombrio período de pandemia. Mas e se a falta de mão se obra é um sintoma ao invés do problema? Será que a solução pode estar em outra questão que não a contratação?
Sabemos que existe uma linha de base, um quantitativo mínimo para o bom funcionamento de um restaurante ou bar. No entanto, é importante um olhar crítico para avaliar porquê você precisa aumentar sua equipe. Comece pelo cardápio: será que ele está longo demais, com preparações muito elaboradas, por exemplo? Isso pode afetar a sua operação levando à necessidade de mais funcionários na cozinha. Reveja itens que tenham pouca saída ou margem muito pequena e também quais processos podem ser otimizados. incluir novas tecnologias e equipamentos que permitam automatização, como sous-vide, ingredientes processados como vegetais já cortados e até itens prontos como pães e molhos podem diminuir a carga de trabalho dos funcionários liberando-os para outras funções.
Quando simplificam-se processos, também diminui-se a necessidade da especialização e experiência dos funcionários mantendo qualidade e minimizando riscos de acidentes. Faça as contas e veja se vale mais á pena produzir ou comprar determinados itens bem como investir em máquinas que otimizem e acelerem processos na cozinha.
Uma análise fundamental neste momento de alta demanda do setor e, portanto, de muita competitividade entre negócios, é saber se a sua empresa é um ambiente de trabalho e uma marca atrativa para os empregados. Oferecer benefícios ainda é uma estratégia bastante eficiente: planos de saúde e dental, vales alimentação, cursos de capacitação ou até graduação para um planejamento de carreira são excelentes atrativos e ainda motivos de retenção de talentos.
Contratar caráter e desenvolver talentos é também uma solução para a baixa oferta de mão de obra. Valorizar um funcionário com qualidades como dedicação, confiabilidade, pontualidade, mas que não necessariamente tenha as habilidades específicas para uma função através do investimento em capacitação e qualificação desta pessoa pode atender uma vaga e ainda estimular o empregado a continuar no seu restaurante ou bar, percebendo valor na possibilidade de evolução numa carreira.
Para ajudar seus associados nesta missão, o SindRio conta com diversos cursos de capacitação além de parceiros que oferecem condições especiais na oferta de benefícios além de serviços de recrutamento e seleção. Conheça todos os benefícios de ser associado SindRio AQUI.