DESAFIO DE PRATOS TÍPICOS DO BACALHAU DA NORUEGA TEM SEGUNDA EDIÇÃO
SindRio e Bacalhau da Noruega convidam cozinheiros a desbravar um mundo de sabores.
Não basta saber cozinhar bem. É preciso criatividade, técnica e conhecimento para vencer o II Desafio de Pratos Típicos com Bacalhau da Noruega. Promovido pelo SindRio em parceria com o Conselho Norueguês da Pesca, o concurso pretende incentivar o consumo de um dos ingredientes mais nobres da gastronomia mundial, o Gadus morhua, o autêntico Bacalhau da Noruega.
Voltado para cozinheiros profissionais ou em formação, com ou sem experiência no mercado, o desafio terá provas criativas, temáticas, técnicas e de conhecimento ao longo de dois dias de competição, que será dividida em três etapas: classificatória, eliminatória e final. As inscrições são gratuitas e podem participar ex-alunos dos cursos de gastronomia do SindRio ou alunos de outra instituição de ensino de gastronomia, maiores de 18 anos.
Na primeira etapa, 16 participantes serão divididos em grupos de quatro para realizar as provas Criativa, usando o lombo do bacalhau, e Temática, a partir de um elemento cultural a ser adaptado, nas quais serão avaliadas a criatividade, apresentação do prato, textura, sabor e aroma e a utilização do bacalhau.
Os dois grupos que alcançarem a maior pontuação nas duas provas estão automaticamente classificados para o segundo dia de competição. Uma nova divisão será feita, e os dois grupos se transformarão em quatro duplas para disputar a prova Técnica.
Nesta etapa, cada dupla terá que reproduzir um prato executado por um chef convidado, que dará dicas e explicará sobre como ele foi feito. Novamente, serão avaliadas criatividade, apresentação do prato, textura, sabor e aroma e utilização do bacalhau.
Para mostrar que sabem tudo sobre o autêntico Bacalhau da Noruega, na etapa final, os participantes responderão a uma rodada de perguntas, sorteadas em uma roleta, que terá consequências positivas ou negativas, dependendo do acerto das respostas. Quem tiver mais acertos poderá escolher um ajudante extra para concluir a prova seguinte.
A grande final será individual. Cada participante terá que criar um menu autoral completo, com entrada e prato principal, com ao menos duas guarnições, ressaltando as qualidades do autêntico bacalhau da Noruega e todas as suas possibilidades.
O grande vencedor levará R$ 2 mil em prêmios e o segundo colocado, R$ 1.500.
Fique atento ao calendário:
- Inscrições – De 20 de junho até 8 de julho
- Seleção – De 11 a 15 de julho
- Preparação – De 18 a 22 de julho
- Primeiro dia prova – 5 de agosto
- Segundo dia de prova e grande final – 12 de agosto
Baixe o regulamento do desafio: REGULAMENTO DESAFIO BACALHAU DA NORUEGA 2022
E clique aqui para fazer sua inscrição.