COVID-19: PRESIDENTE DO SINDRIO PARTICIPA DE DEBATE SOBRE DIFICULDADES DE BARES E RESTAURANTES DURANTE PANDEMIA
O presidente do SindRio, Fernando Blower, participou nesta segunda-feira (7) de debate promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR). Transmitido ao vivo na TV Senado, o debate reuniu representantes de bares e restaurantes, que apresentaram a realidade da maioria dos estabelecimentos do setor que mais sofreu com a pandemia da COVID-19.
O presidente Fernando Blower, que também é diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), alertou para as consequências das restrições a uma atividade que emprega muitas pessoas e requer fluxo contínuo de receita. Segundo ele, a maioria dos estabelecimentos do setor é de pequeno porte e trabalha com um nível de endividamento muito alto, o que aumenta a demanda por financiamentos.
“Cerca de 71% dos estabelecimentos estão endividados, e um terço deles está endividado com mais de um ano de faturamento comprometido. São empresas que demorarão alguns anos para quitar suas dívidas, porque esse é um setor com margens muito apertadas,” ressaltou, pedindo ainda um “olhar especial” do Estado para as questões tributárias e de financiamento. Ele e os demais representantes reforçaram a importância da criação de políticas públicas específicas para contornar a situação e auxiliar na recuperação do setor.
Fonte: Agência Senado. Leia a matéria na íntegra aqui.