ENCONTRO NACIONAL ABEOC BRASIL
Publicado em: 06/12/2018
Profissionais de evento de diversos segmentos dividiram espaço nesta segunda, 3 de dezembro, na plateia do ENCONTRO NACIONAL ABEOC BRASIL – Impactos e perspectivas para o mercado de eventos, realizado pelas ABEOC Brasil e ABEOC RJ, com patrocínio da CNC, no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Antecedendo o Encontro Nacional, a presidente da ABEOC RJ reuniu os associados da estadual para a última reunião de 2018. Na ocasião, Adriana Homem de Carvalho citou, entre outros pontos, o saldo positivo no número de associados, o superávit da entidade, o convite para integrar o Conselho de Empresas de Turismo e Hospedagem do Estado do Rio de Janeiro, e o anúncio do 28º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, de 2 a 4 de dezembro de 2019, no Ceará.
Bate-papo deu início ao Encontro
Sob o comando do jornalista Sidney Rezende, que já na abertura deu uma “aula” sobre comunicação. Antes de convidar os debatedores para o Talk-show PANORAMA DO MERCADO DE EVENTOS, o jornalista Sidney Rezende destacou a importância da união na superação dos entraves. Participaram do bate-papo a presidente da ABEOC BRASIL, Fátima Facuri; a presidente da ABEOC RJ, Adriana Homem de Carvalho; o presidente do CETUR da CNC, Alexandre Sampaio; e Margareth Carvalho, Coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae/RJ. Esta última, falou sobre a importância de buscar informação e tecnologia, de customizar a tecnologia na medida da empresa e do cliente.
Fátima Facuri, presidente da ABEOC Brasil fez menção ao associativismo, respeitando a diversidade, mas apostando no coletivo, e também sobre a importância do Cadastur. Outro tema que mobilizou os debatedores, com a participação do público foi a falta de segurança.
Palestras falaram de estratégia, ferramentas e profissionais
Daniela Morier, CEO da Avantare, palestrou sobre MARKETING DIGITAL PARA EVENTOS e relatou que 59% das pessoas passam mais de 6h/dia na Internet. Baseado neste dado, segundo ela, é possível traçar uma estratégia digital que cubra todas as etapas do evento e não só a divulgação, o que chamou de “A JORNADA”. Entre as tendências citadas na apresentação estão: Voltar as estratégias primeiro para o celular; investir nos vídeos on-line, cujo consumo cresceu 90%; e o Inbound Marketing, visando os principais desafios para conquistar e manter a atenção.
Antes do início da segunda palestra do dia, o deputado federal Otávio Leite, escolhido futuro secretário de Turismo do Estado do Rio, enviou mensagem ao público justificando sua ausência e mostrando-se engajado com o futuro do turismo/eventos no Estado. O deputado seria um dos palestrantes, mas não pôde comparecer.
“É preciso encontrar os clientes e não esperar ser encontrado. O Rio de Janeiro concorre com o mundo”, falou assertivamente Philipe Campello – Diretor Comercial Rio CVB, na palestra SEO COMO FERRAMENTA PARA EVENTO. Ele também tratou de muitas ferramentas importantes que possibilitam ‘ser encontrado’, entre elas as keywords – palavras-chave. “Hoje você pode falar só com quem você quer falar e com mais pessoas do que você pretendia”, arrematou.
E a terceira e última palestra ficou por conta de Flávia Pereira. Segundo ela, a tecnologia vem e temos que trabalhar para não sermos engolidos por ela. Até 2030, citou, 33 milhões de empregos deixarão de existir, mas outros 170 milhões serão criados. “Estamos perdendo? Depende de como estamos nos preparando para isso. Se o robô está entrando para tudo que é técnico, nós temos que entrar com o que é emocional, o que é humano”. Ainda na palestra O FUTURO DO PROFISSIONAL DE EVENTOS DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS, a gerente de Comunicação e Marketing da Future Minds foi taxativa: “Evento é experiência! O operacional de eventos vai sumir, o estratégico, não.”
No encerramento, a presidente da Associação, Fatima Facuri, falou da necessidade de geração de conteúdo para os eventos, agradeceu a presença de suas antecessoras na Presidência da entidade e dividiu com a presidente da ABEOC RJ, Adriana Homem de Carvalho os cumprimentos a todos que fizeram do Encontro um sucesso.