Eventos e ProjetosNotícias

Rio Gastronomia começou entregando 50 prêmios sendo 32 para associados SindRio

Confira ganhadores e participantes do evento

O maior evento de gastronomia do país, o Rio Gastronomia 2024, começou na última quinta-feira (15), no Jockey Club Brasileiro, com a divulgação dos 50 ganhadores do Prêmio Rio Show Gastronomia, entre eles, 32 associados SindRio. O festival, que acontece de quinta a domingo, e vai até o dia 1º de setembro, conta com diversas atrações e oportunidades para o público.

É possível aprender com chefs renomados através das aulas e dos talks, e saborear suas criações exclusivas e seus sucessos. O público também tem a chance de conhecer pequenos produtores do Rio de Janeiro, que estão por lá para expor seus produtos, e ainda assistir grandes atrações musicais, como Toni Garrido, Blitz e Maria Rita.

Durante o festival, o Prêmio Rio Show Gastronomia, concedido pelo Jornal O GLOBO, festejou os chefs e restaurantes que mais se destacaram no último ano, e a edição de 2024 contou com uma novidade. Houve um consenso de que várias casas mereciam um lugar no pódio, então, além do campeão, nós conhecemos os segundos e terceiros colocados de cada categoria.

Foram divulgados 50 prêmios em 18 categorias distintas, com 32 vencedores associados ao SindRio. Dentre os associados presentes, o Prêmio Especial 100 anos, em comemoração ao centenário do GLOBO, foi concedido à tradicional Confeitaria Colombo. Vanessa Rocha, chef do restaurante associado Maria e o Boi, foi premiada como Chef Revelação, e o restaurante TOTO se destacou como o estabelecimento com o melhor custo benefício.

Nas demais categorias, foram considerados mais de um ganhador, e em todas há associados SindRio. Como melhores contemporâneos, estão os restaurantes Lasai, que além de associado tem seu chef Rafa Costa e Silva no conselho diretor da instituição, e Oro. O Didier ganhou o prêmio de melhor francês em primeiro lugar. Gajos D’Ouro e Rancho Português na categoria de melhor português, Si-Chou e Elena como melhor asiático, Sofia como melhor brasileiro, Mitsubá, melhor japonês e Sult, melhor italiano.

Os restaurantes ganhadores de melhor peixe e frutos do mar são Satyricon, Ocyá e Pescados na Brasa, todos associados SindRio. Os restaurantes Giuseppe Grill e Malta Beef Club venceram o prêmio de melhor carne, Teva em terceiro lugar como melhor vegetariano,  Ferro e Farinha e Officina Local como melhor pizzaria e três associados vencedores da categoria melhor bar – Nosso, Belisco e Marchezinho.

Absurda, Kurt e Frédéric Epicerie foram as confeitarias premiadas como melhor doce. Nas últimas duas categorias, os associados ficaram colocados em segundo e terceiro lugar. Como melhor boteco, o Bar da Frente e o Botica, e como melhor café da manhã o Empório Jardim e o Café do Alto.

Além dos premiados, alguns dos nossos associados estão presentes no evento servindo seus pratos ao público.

É possível descobrir porque alguns dos associados foram premiados experimentando suas delícias. É o caso dos listados baixo:

• Absurda Confeitaria
  • Empório Jardim
  • Gajos D’Ouro
  • Lasai
  • Pescados na Brasa
  • Rancho Português
Em 2023, Fernando Blower, presidente do SindRio, entregou o prêmio de Melhor Pé-sujo aos sócios do Baixela, bar associado SindRio

Outros associados estão com operações no evento e alguns também já foram premiados em edições anteriores, como o Baixela que recebeu o prêmio de melhor Pé-Sujo em 2023 e serve algumas das delícias do balcão.

Confira todos os bares e restaurantes AQUI.

Ainda dá tempo de aproveitar o evento que tem mais dois finais de semana. Associados SindRio ainda contam com desconto de 20% na compra de até dois ingressos do tipo inteira por CPF. Basta aplicar o cupom 20SINDRIO (precisa colocar todas as letras maiúsculas) na página de compra de ingresso.

Serviço:

Datas: 22 a 25.08 e 29.08 a 01.09 (5ª a domingo)

Horários: 5ª das 18h às 24h | 6ª das 17h às 24h | sábado de 12h às 24h | domingo das 12h às 23h

Local: Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumond, 31 – Gávea

Site do evento AQUI

Na foto de capa: Fernando Blower, presidente do SindRio, entrega o prêmio de Melhor Vegetariano às sócias do  restaurante Brota Natalia Granitoff, Renata Gebara e Roberta Ciasca, chef da casa.